Objetivo é apresentar informações relacionadas à complementariedade produtiva entre os dois países

A 'Jornada Caminhos para a Integração Produtiva' reúne em Chapecó, nesta segunda-feira (18), empresários e agentes públicos do Brasil e da Argentina para discutir formas de integração entre os dos países e, em especial, entre o Estado de Santa Catarina e a Província de Misiones. A solenidade de abertura inicia às 8h30, na Sala Agostinho Duarte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

O objetivo do evento é apresentar informações relacionadas à complementariedade produtiva entre Brasil e Argentina e conhecer a política argentina em questões sanitárias, regime de propriedade intelectual, propriedade de imóveis, regime legal para exportação de grãos e direitos de exportação, dentre outros aspectos. A programação inclui explanações de técnicos, autoridades argentinas e apresentação de organizações cooperativistas da região da Província de Misiones (Argentina) e de Santa Catarina, além de atendimento individualizado pelos responsáveis - o que será agendado para a terça-feira, dia 19.

Participarão autoridades e lideranças empresariais, investidores, cooperativistas e pesquisadores, além de representantes do governo de Argentina e Governança do agronegócio catarinense, envolvendo atores das principais cadeias produtivas. Além dos representantes dos Departamentos de Itapúa e Alto Paraná, do Paraguai, com os quais já existem vários protocolos de cooperação assinados.

A Jornada Caminhos para a Integração Produtiva está sendo organizada pela Secretaria de Agroindústria do Ministério de Produção e Trabalho da República Argentina com apoio do presidente do Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaides e Empresários do Mercosul (Bripaem), o prefeito de Chapecó Luciano Buligon. Também estão engajados o presidente do Fórum de Competitividade para o Desenvolvimento do Oeste Vincenzo Francisco Mastrogiacomo, o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) Luiz Vicente Suzin, o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC (Fecoagro) Cláudio Post, participantes do Núcleo de Fronteira de Santa Catarina, parlamentares e lideranças de alto nível dos Governos de Santa Catarina e de Província de Misiones.

O evento é promovido pela Secretaria de Agroindústria do Ministério de Produção e Trabalho da Presidência da República Argentina, conta com apoio logístico do município de Chapecó e apoio operacional do Sebrae/SC.

Confirmações de presença podem ser feitas pela plataforma de eventos Sympla, clique aqui.