O Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) realizou uma homenagem às pessoas que se destacaram em 2012 nas ações com foco na prevenção e repressão das violações da propriedade intelectual, contrabando, descaminho, entre outros. O evento ocorreu no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SC), em Florianópolis, nesta segunda-feira, 3, data em que é celebrado o Dia Estadual de Combate à Pirataria.
O Cecop é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Para o titular da pasta, Paulo Bornhausen, todos os dias a pirataria deve ser combatida. “Para nós, é uma vitória sermos o único Estado com um conselho específico para inibir ações de pirataria. Esta atividade é importante na formação principalmente das futuras gerações, por meio da educação, que é a base da sociedade”, disse.
Somente em 2012 foram apreendidos 396.262 produtos em Santa Catarina, como CDs, DVDs, cigarros, roupas e óculos. Segundo o gerente da divisão jurídica da Fecomércio/SC, Rafael Arruda, a instituição tem atuado na prevenção e repreensão de produtos pirateados. “Esta é uma de nossas bandeiras, pois sabemos dos prejuízos gerados pelo comércio ilegal”, contou.
Homenageados - O presidente do Cecop, Wanderley Redondo, entregou uma placa comemorativa para seis pessoas que se destacaram no combate à pirataria no Estado. “São pessoas que contribuem muito com o trabalho do Cecop”, afirmou. Entre os homenageados, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Gelson Merísio, representado, na ocasião, pelo secretário Paulo Bornhausen. Merísio é autor da Lei Estadual no 15.880, que oficializa o Dia Estadual de Combate à Pirataria, sancionada pelo governador Raimundo Colombo em agosto deste ano.
Receberam também as homenagens a Diretora de Licenciamento e Produtos do Avaí Futebol Clube, Otília Pagani; a professora do colégio Fayal, de Itajaí, Silvana Vieira; a diretora distrital da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC), Sara Toscan Camargo; a delegada da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Aline Zandonai; e o secretário-executivo do Cecop, Jair Antônio Schmitt.
Deixe seu comentário