Preocupados com a instabilidade na produção nacional do arroz, com a mudança no hábito de consumo e com a falta de tecnologias de armazenamento de grãos, representantes de federações e sindicatos de agricultores de Santa Catarina se reuniram, nesta quarta-feira (23), com o governador para solicitar auxílio do Governo do Estado. No encontro, os produtores entregaram uma pauta de reivindicações. "O Governo do Estado dará atenção especial a essas necessidades. Vamos realizar estudos para dar total suporte aos produtores de arroz, por meio das cooperativas", declarou o governador Raimundo Colombo.
Em todo Estado são mais de 12 mil produtores de arroz, mas apenas 5 mil estão vinculados às cooperativas. "Esse fator contribui para que o estoque ocorra em engenhos privados, o que, em muitas vezes, provoca uma baixa cotação no preço da saca", disse o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de SC (Fetaesc), Hilário Gottseling. Hoje, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são responsáveis por 75% das 12,5 milhões de toneladas de arroz produzidas no Brasil.
A reunião desta quinta-feira buscou, ainda, agilizar licenças para as áreas de plantio. "Os bancos não financiam mais para agricultores que não tiverem licença ambiental", destacou Gottseling.
Também participaram da reunião, o presidente da Cooperativa de Tubarão, Dionísio Bressan; e o presidente do Sindicato Rural de Jaguaruna, Rui Geraldino Fernandes, além de deputados estaduais e produtores.
Deixe seu comentário