Secretaria de Estado de Comunicação

O governador Luiz Henrique lançou nesta semana, dia 22, o edital de licitação para o metrô de superfície que será construído na Grande Florianópolis. O anúncio foi feito durante uma reunião do governador com a diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), no Morro das Pedras, na Capital. "Vivemos um problema de mobilidade urbana, devido ao aumento de carros e ao aumento da população, o metrô é a nossa chance de mudar o paradigma do transporte urbano de Florianópolis", afirmou Luiz Henrique.

 

Com o edital lançado, será contratada uma empresa para fazer um estudo da viabilidade física, econômica e financeira para a implantação do metrô; além disso, deve elaborar um projeto básico interligando São José a Florianópolis (ida e volta), utilizando a Ponte Hercílio Luz, no total de R$ 7.460 milhões.

 

O dia 22 de outubro, além de ser o dia escolhido para o lançamento do edital, também representa o dia mundial da mobilidade urbana. Para o secretário regional, Valter Galina, este projeto alternativo de transporte de passageiros é de fundamental importância para a região. "Atenderá uma demanda já existente e com tendência a aumentar, o metrô vai mudar o
trânsito da Grande Florianópolis", ressaltou Galina.

 

O projeto deve ficar pronto em um ano. Para Luiz Henrique o metrô da Grande Florianópolis será um case para o mundo inteiro. "Um veículo moderno passando pela Ponte Hercílio Luz", observou o governador.

 

Informações adicionais: Jornalista Júlia Zanatta, telefone: (48) 88435444, e-mail: [email protected]