A gerente de Comunicação e Marketing do Sicoob Confederação, Débora Ingrisano, participou nos dias 27 e 28 de agosto do Comunicar – evento que reuniu grande parte dos integrantes da Rede de Comunicação do Sicoob SC/RS. Débora falou sobre a força do cooperativismo de crédito no mundo, no Brasil e a liderança nacional do Sicoob.

 

Débora também apresentou dados de recente pesquisa quantitativa realizada pelo Sicoob, que apontou um índice de satisfação dos cooperados de 91,7%. “Esse é o nosso maior patrimônio e é graças ao atendimento que cada cooperativa oferece aos associados que o sistema continua a se expandir e se fortalecer em todo o país”, afirmou. A pesquisa revelou ainda que 76,7% dos associados recomendam o Sicoob para outras pessoas – índice considerado bastante elevado e muito acima da média de outras instituições financeiras.

 

A participação do Sicoob no sistema nacional de cooperativas financeiras é de 35% do total, com R$ 41,5 bilhões. O patrimônio líquido corresponde a 42%, com R$ 9,5 bilhões. Os depósitos de R$ 25,6 bilhões representam 44% do total e as operações de crédito o mesmo percentual, com R$ 25,1 bilhões.

 

A gerente de Comunicação e Marketing do Sicoob falou, também, sobre o papel desempenhado pela Confederação, pelo Bancoob e pelas Centrais. Posteriormente, apresentou um resumo do Planejamento Estratégico 2013-2015, com os desafios e a oportunidades do mercado.

 

A supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob Central SC/RS, Camile Silva, apresentou um balanço das atividades entre 2008 e 2014, os investimentos em mídia externa e as ações internas. O designer e analista júnior Diego Aguiar e a analista de Comunicação e Marketing, Cíntia Siqueira Muller, apresentaram um resumo das vantagens e desvantagens de cada veículo de comunicação: jornal, revista, rádio, tevê, outdoor e mídias externas, e internet.

 

Camile Silva também explicou o que vem sendo desenvolvido para valorizar a marca e a importância de atuar em equipe. “Estamos identificando as necessidades de cada cooperativa e região em relação à comunicação e o marketing, com o objetivo de estabelecer as prioridades, para, sem abrir mão de uma atuação sistêmica, permitir que as especificidades regionais também sejam observadas na deflagração das ações do setor”.