Esta é a sexta missão da FIESC ao país e a terceira em que a entidade catarinense coordena um grupo de empresários

Para fazer negócios com a China, empresários brasileiros precisam conhecer o mercado do país asiático, fortalecer as relações comerciais, ter preços competitivos, atitude e boa intenção. Esta foi a recomendação do diretor da China Trade Center, Mario Wang, durante palestra de lançamento da missão empresarial brasileira à China, na Federação das Indústrias (FIESC), nesta terça-feira (11), em Florianópolis.

Segundo Wang, que está à frente do órgão autorizado pelo governo chinês para promover intercâmbios comerciais, as empresas precisam manter contato permanente com os chineses. "É preciso ganhar credibilidade, e isso você só conquista com o tempo", disse. Para ele, as diferenças culturais também são uma barreira. "Os chineses são mais conservadores e precisam perceber que você está bem intencionado e tem habilidade para resolver conflitos, explicou". No lançamento, transmitido por videoconferência para 14 estados, ele afirmou que o setor de alimentos tem boas perspectivas de aumentar as exportações para a China, principalmente por meio da carne de frango e do café. Ele acredita que mais frigoríficos possam ser autorizados a vender para o país no próximo ano. Em relação ao café, Wang explica que embora a tradição na China seja tomar chá, com a globalização, o país passou a gostar de alimentos vindos do ocidente e o café está entre eles.

A comitiva brasileira, liderada pelo vice-presidente da FIESC para a região Sul Guido Búrigo, embarcará no dia 8 de outubro para participar da Canton Fair, o maior evento de negócios da China, que será realizado em Guangzhou, de 15 a 19 de outubro. De acordo com Wang, este é o primeiro ano que as empresas brasileiras poderão expor seus produtos. Até 2008, a feira era exclusivamente para mostra de produtos chineses. A China Trade Center montará no evento o estade Casa Brasil para dar suporte aos empresários do país. "Para Wang, a feira é uma oportunidade que os empresários têm de conhecer o mercado da terceira maior economia do mundo".

O evento, que está em sua 106ª edição, será realizado em um espaço de 700 mil metros quadrados de área e terá cerca de 56 mil expositores. O grupo brasileiro, além de participar da Feira, fará visitas técnicas a empresas e centros tecnológicos de Pequim e Shenzhen.

Esta é a sexta missão da FIESC ao país e a terceira em que a entidade catarinense coordena um grupo de empresários de todo o Brasil. Mais informações e inscrições pelo telefone (48) 3231-4663 ou pelo e-mail [email protected] .