Evento fomenta negócios no setor e estimula turismo em Florianópolis

Começou hoje, 20, em Florianópolis, a 31ª edição da SC Trade Show. A feira, que, além de exposição, promove uma rodada de negócios do setor calçadista, acontece até sexta-feira (22), no Centrosul. O evento é realizado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb). Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), apoiadora do evento, mostram que o setor reúne cerca de 5.600 empresas e emprega quase 14 mil pessoas.

O economista da Fecomércio, Alisson Fiuza, destaca que o evento e o setor calçadista de São João Batista reflete a diversificação da economia catarinense. "É um polo bastante importante na movimentação tanto de empresas bem como na geração de postos de trabalho", explica. A cidade emprega 54% dos trabalhadores do setor.

Além do setor calçadista, a feira também movimenta o turismo no estado. "Fazer uma feira presencial atrai turistas, ainda mais em Florianópolis, por ser uma cidade turística. Isso mostra a retomada deste segmento, que foi muito afetado pela crise", conclui Alisson.

A expectativa do Sincasjb é atrair cerca de três mil lojistas nos três dias de feira. "Com o evento, conseguimos, além de aprimorar a coleção o lançamento das nossas fábricas de um modo geral, conseguimos criar um relacionamento com os clientes", explica o presidente do Sindicato, Almir Manoel Atanázio dos Santos.

A SC Trade Show reúne lojistas de todo o país, Luiz Carlos Adelar Castana gerencia uma loja de calçados em Nova Serrana, em Minas Gerais, e veio até Santa Catarina expor os produtos da loja. "Quem não aparece não é lembrado", brinca ele. O lojista afirma que a participação em feiras traz novos clientes e parcerias.