A Federação das Indústrias (FIESC) lançou nesta quinta-feira, dia 28, a missão empresarial brasileira ao Panamá, que que será realizada de 15 a 22 de abril. O seminário de lançamento, realizado em Florianópolis, foi transmitido por videoconferência para onze Estados.

A delegação participará da Expocomer, feira multissetorial de produtos da indústria, comércio e serviços, com destaque para os setores de alimentos, têxteis, construção civil e tecnologia. A exposição é a mais tradicional da América Central e deve reunir mais de 30 países das Américas, Europa, África e Ásia. O pavilhão do Brasil no evento terá 60 expositores. A feira será realizada na Cidade do Panamá.

"O Panamá tem acordos de livre comércio com os Estados Unidos, o que facilita para as empresas que querem vender aos americanos", disse o diretor de relações industriais da FIESC, Henry Quaresma. Ele lembra que o país integra a Associação Latino-americana de Integração (Aladi) e o Mercado Comum do Caribe. Isso significa benefícios tarifários.

O país, de 3,5 milhões de habitantes, é dividido pelo Canal do Panamá, que liga o Oceano Atlântico e o Pacífico. Estima-se que 5% do comércio marítimo mundial passa pelos 82 quilômetros do Canal. Até 2015 devem ser finalizadas as obras de alargamento do Canal. Com isso, a movimentação de navios vai triplicar. "O Panamá tem uma plataforma logística multimodal, tem a Zona de Livre Comércio de Colón, que reúne as maiores empresas do mundo, além de oferecer benefícios tributários", disse a presidente da Câmara de Comércio Brasil Panamá, Cristina Novaes, que ministrou palestra no seminário. "É um país seguro e com muita vocação internacional", ressaltou ela.

Em 2012, Santa Catarina exportou US$ 17 milhões ao Panamá. Os embarques foram de milho e cerâmica de revestimento.

Para os interessados em participar da missão, as inscrições devem ser feitas no site www.fiescnet.com.br/panama. Neste endereço também há informações sobre a programação da missão e da feira, além de dados sobre o Panamá.