O período de volta às aulas é marcado pelas vendas de material escolar, que pode aumentar o faturamento e as novas contratações. Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a Fecomércio-SC realizou uma pesquisa que traça o panorama do impacto nas vendas do comércio em cinco cidades catarinenses: Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

Foram entrevistadas 363 empresas nos setores de livraria e papelaria, loja de departamento; magazine e multicoisas; e mercado, supermercado e hipermercado. As contratações se mostraram tímidas para a época. Apenas 11,4% dos entrevistados disseram ter buscado novos colaboradores para o período. O gasto médio com produtos escolares foi de R$ 89,99 no Estado. O pagamento à vista liderou nas compras (74,03%).

No faturamento, houve alta nas vendas (20,61%) em relação ao mês de janeiro de 2013, e também em relação ao mesmo período do ano passado. Veja a pesquisa na íntegra: Pesquisa Volta às Aulas

Poucas contratações
De acordo com dados da pesquisa, o mercado de trabalho em Santa Catarina contratou pouco nesse período, com 11,4%. A carência na mão de obra foi dada como fator relevante na redução de contratações temporárias.
Em Florianópolis, apenas 13,2% das empresas afirmaram novas admissões. O menor índice ficou com Joinville (5,3%). A cidade com maior número de admissões foi Chapecó (24,6%), seguida de Criciúma (23,7%) e Blumenau (13,8%).
Lages se destacou, com a média de 7,33 admitidos na mesma empresa, seguida de Florianópolis, com 4,78 novos funcionários, e Joinville, com 4,6.

Faturamento
Segundo os empresários entrevistados, a variação do faturamento das empresas foi de 6,72%, em relação ao mesmo período de 2012. Em comparação com janeiro deste ano, o faturamento teve alta de 20,61%, tendo em vista o fraco movimento. Blumenau se destacou. Foi a cidade com a maior variação no faturamento em relação à janeiro de 2013: 38,69%.