A aproximação com dois importantes mercados para a inserção do comércio catarinense no cenário global empreendida pela Federação foi destaque em jornais e rádios de todo o Estado.

Na tarde de segunda-feira, 17 de dezembro, foi realizada na sede do Hotel SESC de Cacupé, a 3ª Reunião do Conselho de Representantes da Fecomércio de Santa Catarina. No encontro, representantes da Federação e da Associação dos Jornais do Interior (Adjori) estiveram reunidos para debater e explanar os resultados da Missão Empresarial da Fecomércio de 2012. A missão teve como destinos a China e a Turquia e foi, sem dúvida, a que mais avançou rumo a ações concretas de aproximação comercial. Empresários catarinenses tiveram a oportunidade de se aproximar de associações chinesas e turcas, e conquistar o apoio de um grande banco internacional.

Inicialmente, o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt destacou que esta foi uma missão muito importante, principalmente em conhecer o outro lado, a Ásia. O diretor-executivo da entidade, Marcos Arzua, disse que o momento era de prestação de contas do que foi realizado na China, e que desta vez, a missão teve um alcance muito maior do que das vezes anteriores. Ele ressaltou que foi possível buscar ideias inovadoras, estabelecer parcerias para a inserção do comércio catarinense no cenário global.

No roteiro da missão, também foi incluída a Turquia, por sua relevância e importância dos negócios. A Turquia é 17ª maior economia do mundo com PIB de US$ 730 bilhões. A educação turca foi fator de destaque durante a reunião. Durante a missão, foram realizadas visitas aos colégios que são considerados modelos, como o Colégio Fetih, o Colégio Fatih e a Universidade Fatih, em Istambul. Lá, diferentemente da realidade brasileira, as escolas particulares exigem que o ensino público melhore a sua didática para oferecer um serviço de qualidade.

Dentre os locais visitados pela equipe em missão, ainda estiveram a Texbridge – Feira de acessórios e têxteis de Istambul; a Feira Canton Fair, de Guangzhou; o HSBC de Hong Kong; a Câmara Geral de Comércio da China, em Pequim; a Trade Council of Shopping Centers & Retailers – entidade de shoppings e varejistas, em Istambul; e o maior Shopping Center da Turquia, o Istambul Cevahir. Além disso, os empresários catarinenses foram recebidos com um jantar na Confederação de Empresários e Industriais da Turquia (Tuskon), em que esteve presente o cônsul do Brasil em Istambul, Luiz Henrique da Fonseca.

Como conclusão da Missão realizada na China e Turquia, entre 29 de outubro e 11 de novembro, os empresários catarinenses conquistaram a aproximação com quatro entidades comerciais e a garantia do HSBC para negociações com empresas chinesas.

China
No ano de 1978, a China possuía uma importância de US$ 179 milhões do Produto Interno Bruto. Em 2011, o país saltou para US$ 7,5 trilhões do PIB. A China é hoje o país que mais cresce no mundo. O Brasil é apenas o nono colocado entre os maiores exportadores para a China.

Repercussão na imprensa
Durante o encontro em Florianópolis foram apresentados os dados do retorno de mídia sobre a missão à China e à Turquia. O jornalista Fernando Bond, da Adjori/SC, e Sílvio Loddi, da Acaert, expuseram o resultado do trabalho de divulgação da missão empresarial da Fecomércio nos veículos de comunicação associados às respectivas entidades. Foram 156 matérias relativas à missão empresarial em jornais impressos de diferentes regiões do estado e mais 23 matérias em jornais on-line, todos filiados à Adjori/SC. Pela Acaert, das matérias postadas no site e colocadas à disposição das rádios associadas, foram 370 downloads e mais 900 matérias veiculadas pela Rede de Notícias Acaert . O retorno dessa mídia foi avaliado em R$ 2 milhões. Foram publicadas, também, 20 matérias sobre a missão à China e à Turquia em diversos jornais diários e veiculada reportagem na TV Com. A missão empresarial também virou revista.

A missão na visão dos gestores
“A importância da missão vai na medida em que a Ásia, de fato, passa por uma evolução muito grande, e na verdade, eu acho que muitos negócios hoje, de todas as partes do mundo, passam pela Ásia. Então, acredito na importância dessas missões no sentido de verificar o que está acontecendo do outro lado do mundo”, relata o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt.

“Nós iniciamos já há três anos essas missões, especialmente para a China, com o objetivo de firmar acordos, concretizar um relacionamento especialmente entre Santa Catarina e a China, no que diz respeito a importação e exportações. Santa Catarina era um estado desconhecido e como nós sabíamos que a China era, e é efetivamente, um país emergente, um país chegando ao topo dos maiores exportadores do mundo, houve o nosso interesse para que o empresário catarinense conheça e tenha a oportunidade efetiva de fazer negócios com a China, que é um grande fornecedor”, afirma o vice-presidente da Fecomércio, Célio Spagnoli.

“A missão foi extremamente valiosa, primeiro para a gente poder cumprir mais uma etapa daquilo que a gente tem planejado na federação que é expandir as informações e a internacionalização das empresas catarinenses, ou seja, criar um ambiente seguro, um ambiente institucional favorável para que essas empresas saiam de Santa Catarina e comprem produtos fora do Brasil, e também possam vender aqueles que aqui são produzidos. Então nesse sentido a gente teve pleno êxito, foi uma viagem muito produtiva e que nos proporcionou várias possibilidades, não só da cobertura financeira, promovida pelo HSBC, mas também de acordos bilaterais institucionais que vão garantir essa condição favorável para as empresas”, destaca o diretor-executivo da Fecomércio, Marcos Arzua.

“Para a Adjori, essa missão foi de uma importância muito grande, porque nós estamos mudando o foco da notícia. Vamos falar agora de notícias institucionais, que as entidades que a Fecomércio ao longo das suas ações vai desenvolver e vamos falar como matéria jornalística tudo que institucionalmente interessa a ela que chegue aos ouvidos dos seus associados do interior. Por todo o chão catarinense estão os filiados da Federação do Comércio, e nós também temos os nossos jornais do interior que interessa, e que transmitem à sociedade catarinense as notícias de um modo geral e essas notícias institucionais da Fecomércio é importante que eles saibam como transmiti-las aos seus leitores e todos os seus assinantes. Então isso vai ser uma mudança drástica na forma de fazer, não somente a notícia, o que aconteceu, e sim, qual é a notícia, o que ocorreu e qual é a intenção da entidade com isso que ela está fazendo e isso tem que ser multiplicado no interior”, enfatiza o presidente da Adjori, Miguel Ângelo Gobbi.