Os olhos da indústria têxtil internacional estão voltados a Blumenau desde terça-feira. A Febratex 2010, considerada o maior evento de negócios das Américas, reúne este ano no Parque Vila Germânica cerca de 1,9 mil marcas expositoras, que apresentam o que existe de mais moderno em máquinas de costura e corte, aviamentos, etiquetas, embalagens, acabamentos, beneficiamentos, fios, estamparias, automação industrial, informática, teares e matérias-primas. Até o dia 13, 314 expositores de mais de 50 países terão a oportunidade de consolidar parcerias, incrementar negócios e promover o desenvolvimento do setor.

A expectativa do grupo FCEM, organizador da mostra, é que cerca de 100 mil pessoas circulem pelos setores da Vila Germânica nos quatro dias de evento. A última edição, realizada em 2008, reuniu 82 mil visitantes e contabilizou vendas de US$ 750 milhões. A previsão de expansão no número de expositores para este ano exigiu a montagem de um pavilhão de lona anexo, com quatro mil quadrados. “Se temos expositores é porque existem compradores”, diz Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente da FCEM.

Um dos destaques da Febratex 2010 é o crescimento de 20% no número de expositores estrangeiros. De acordo com Madeira, estarão presentes na feira empresas de países como Itália, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, China, Turquia, Cingapura, Espanha e França. “Graças ao aumento do consumo interno, as empresas estão voltando a investir, e isso tem despertado o interesse de outros países no Brasil”, analisa o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn.

Apesar do número expressivo de expositores brasileiros, grande parte das tecnologias e tendências expostas na feira ainda é produzida fora do país. De acordo com Madeira, há demanda e uma necessidade de maior apoio do governo brasileiro às pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia têxtil.

Espaço do Conhecimento:

Além de conferir as novidades dos expositores, o público que visitar a Febratex poderá ter acesso ao Espaço do Conhecimento, local que irá concentrar o Seminário Tecnologia da Associação Brasileira de Técnicos Têxteis (ABTT). A proposta é trazer debates sobre o incentivo à produção têxtil nacional.

Também haverá uma amostra inédita do Museu de Hábitos e Costumes, previsto para ser aberto ao público em setembro. As peças apresentadas na feira irão revelar os diferentes aspectos da moda brasileira e servirão como fonte de pesquisa para estudantes e estilistas. O acervo é um dos maiores e mais bem conservados do país.

Para entrar na feira, a FCEM sugere a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão distribuídos entre três entidades de assistência social de Blumenau: Associação Blumenauense na Luta contra o Câncer (Ablucan), Apae Blumenau e Associação de Pais e Amigos Portadores de Neoplasia.

Estado Representado:

Em meio a centenas de expositores de tradição mundial, empresas de Santa Catarina apresentam novidades para a cadeia têxtil durante a Febratex 2010. O Noticenter conversou com alguma delas e apresenta, a seguir, um resumo da participação catarinense no evento.

Audaces: Tecnologia Inovadora

A Audaces, especializada em soluções de automação para processos produtivos de confecções, lança na Febratex 2010 a primeira marca de corte de tecido automática produzida na América Latina, a chamada Audaces Neocut. Um dos destaques do equipamento é o simulador de corte em três dimensões, que possibilita uma visualização global da peça antes mesmo que ela seja efetivamente cortada.

Entre os benefícios apresentados pela solução estão a redução da possibilidade de erros, a otimização do corte, a possibilidade de aumento de complexidade dos encaixes e a redução de desperdícios. A Audaces atende marcas como Cavalera, Marisol, Farm, Animale, Lenny, Erika Ikezilli e Ronaldo Fraga.

Haco: Lançamentos

Diversificação de produtos para atender aos gostos e estilos de cada cliente. Esta é a aposta da Haco, fabricante de etiquetas, nesta edição da feira. Além deste foco que, segundo o diretor da empresa, Alberto Conrad Lowndes, segue a tendência jovem que é a adequação ao seu próprio estilo, a marca destacou o RFID (Radio Frequency Identification), sistema de identificação automática por meio de ondas de rádio. Esse sistema permite que um produto seja rastreado em tempo real desde sua fabricação até o final do processo de distribuição.

Além dele, a Haco destacou: Preview Change (novo preview da marca que segue as tendências de primavera-verão 2011-2012), Coleção Haute Étiquette (peças baseadas na personalização por meio de materiais diferenciados) e cadarços, fitas e tecidos fabricados a partir de pesquisa nos principais centros mundiais de moda.

HI Etiquetas: Novos Books e Confiabilidade da Marca 

O Book 2010 com as novidades e tendências do setor de etiquetas dividido em quatro cadernos setorizados é o destaque do estande da HI Etiquetas da Febratex. Além dos materiais, desenvolvidos em 2010 e sintonizados com as tendências do ano, a empresa destaca os investimentos em toda a cadeia produtiva e a confiabilidade da companhia.

A HI atende grandes redes e magazines como C&A, Riachuello, Renner e Marisa.

Sancris: Novidades:

O espaço da Sancris, empresa de Brusque que trabalha com linhas, fios e zíperes, está cheio de novidades. O zíper com realce de brilho, muito utilizado no mercado de bolsas, é um deles. A empresa trabalha o produto com as cores dourado e níquel.

Também são novidades os zíperes sintéticos com terminais de plástico (muito utilizados no mercado de confecção), os zíperes invisíveis (com foco em moda feminina e social), os zíperes de plástico tratorados e a linha ecológica calçadista, com a tecnologia Ecobond.

Tecnosan: Secador de lamas

Os custos de empresas com aterros para depósito de lixos é cada vez mais alto, e a preocupação das companhias em reduzir este volume também. Pensando nisso a Tecnosan, empresa de Blumenau, lança nesta edição da Febratex o Watropur, que reduz o volume da lama gerada em processos industriais.

Entre as vantagens estão a redução de custos de disposição de matérias sólidas, a isenção de tratamento para as emissões de ar, a isenção da necessidade de proteção dos trabalhadores aos efeitos da poeira e dos vapores e rápido retorno dos investimentos.

 Silmaq: O Segredo do Peitilho 

O destaque do estande da Silmaq da edição 2010 da Febratex é a utilização de máquinas para a produção de peitilhos para camisas polo. Entre as vantagens da solução estão o corte automático, a fácil operação, a uniformidade de costura, a aplicação contínua com redução de tempo e custo do corte, o processo contínuo de fusionamento (aumento de produtividade), possibilidade de produção de quatro modelos, motor não poluente, retorno rápido do investimento e possibilidade de diversificação de produtos.

A blumenauense é considerada a maior e mais moderna loja de máquinas de costura da América do Sul e comercializa mais de 1.200 máquinas por mês. É distribuidora das marcas Sunstar, SWF, Siruba, Racing, Seit, Nippon e Agulhas Dotec. A empresa também conta hoje com três filiais instaladas em Maringá (PR), Vitória (ES) e São Paulo (SP).