Em reunião com o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos, Mario Lanznaster, na quinta-feira, 24, o governador Raimudo Colombo anunciou que o governo vai investir R$ 8 milhões na infraestrutura de Joaçaba. O investimento na perfuração de poços profundos e na construção de uma tubulação para o despejo dos efluentes em Joaçaba irá ajudar na reabertura da unidade de abate de suínos da Coopercentral Aurora Alimentos.

Os poços vão dobrar a oferta de água potável na indústria, e a construção de uma tubulação de seis quilômetros vai tratar os efluentes no Rio Caraguatá. Durante o anúncio, o governador Raimundo Colombo destacou a importância econômica da reativação da unidade da empresa para Santa Catarina. “A capacidade de abate passará de 1 mil suínos/dia para dois mil suínos/dia e centralizará a produção de carne suína da Aurora para exportação. Vamos analisar a forma jurídica desse apoio para que os investimentos ocorram o mais rapidamente para atender as exportações”, observou.

Para reabrir a fábrica, as obras começaram ainda este semestre, com previsão de término no fim do ano. Os abates, por sua vez, estão programados para começarem no primeiro dia útil de 2014.

A Coopercentral Aurora Alimentos está investindo R$ 60 milhões na unidade, inaugurada em 2002, mas que teve suas atividades paralisadas em 2009 em consequência da crise financeira internacional. O empreendimento irá dobrar a capacidade de abate e processamento de suínos destinados à exportação.

A empresa está construindo sete câmaras de resfriamento de carcaças, sala de cortes com mezanino, túnel de congelamento contínuo, túnel estático de congelamento, além de alteração de layout interno de vários setores. O sistema de tratamento de efluentes será aperfeiçoado com novo tanque de concreto de equalização, novo flotador e nova casa de química.

O empresário Mário Lanznaster disse que no campo a ampliação da base produtiva já foi autorizada, com o alojamento de matrizes e a planificação da produção de suínos que serão fornecidos pelas cooperativas agropecuárias filiadas à Aurora. A reabertura do frigorífico de Joaçaba gerará 800 empregos diretos e 2,4 mil empregos indiretos: quatro vezes o número de postos de trabalho que existia quando a unidade fechou, em 2002.

Participaram também da reunião o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues; o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske; e o vice-prefeito Marcos Weiss.