Entrevista coletiva à imprensa marca vistoria em Chapecó para construção da Ferroeste
Uma entrevista coletiva convocada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) para as 10 horas da manhã desta quarta-feira, na casa de passageiros do Aeroporto Municipal Serafim Bertaso, marcará uma importante etapa no processo de construção do ramal LARANJEIRAS DO SUL-CHAPECÓ da Ferroeste: é a inspeção aérea dos possíveis trajetos para construção da linha férrea.
A entrevista será concedida pelos diretores da Acic e por autoridades paranaenses, sul-mato-grossense e catarinenses que pousarão em Chapecó à bordo de um helicóptero Coulgar, do Exército Brasileiro, transportando a equipe técnica que fará a vistoria territorial para estabelecer o traçado da futura estrada de ferro. Junto estarão técnicos do Ibama e da Feroeste.
O presidente da Acic, Vincenzo F. Mastrogiacomo, explica que os técnicos do Ibama promovem, neste sobrevôo, a vistoria dos 1.300 quilômetros de traçado dos novos ramais do projeto de expansão da Ferroeste que se estendem sobre os estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O sobrevôo faz parte do processo de licenciamento ambiental e será concluído na sexta-feira.
“A utilização de uma aeronave do Exército e a presença de engenheiros militares e de representantes dos governos do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina demonstra que está consolidada a grande união entre os governos do Sul e o governo federal para realizar este grande sonho de unir a região Sul e os seus portos através dos trilhos da Ferroeste”, disse o presidente da Empresa, Samuel Gomes.
A vistoria ambiental aérea sobre os trechos que serão atravessados pela ferrovia, nos três Estados tem a finalidade de subsidiar os técnicos do Ibama na formulação do Termo de Referência que dará as diretrizes básicas para a elaboração dos estudos de impacto ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) dos novos ramais da empresa. Todos os novos ramais do projeto de expansão da ferrovia precisam do estudo de impacto ambiental (EIA-RIMA).
A EQUIPE
Participam da vistoria ambiental aérea, pelo Ibama, a coordenadora Rose Mírian Hofmann (responsável pelo meio físico) e os técnicos Karin Rovaris Moller (meio biológico), Daniel Santos Pinho (flora) e Tatiana Veil de Souza (meio sócio-econômico). Pela Mineropar, participa o geólogo Diclécio Falcade.
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, acompanhará o vôo, juntamente com o diretor de Produção da empresa, Lino Campos Gomes e a coordenadora ambiental, engenheira florestal Rosana Scaramella. O Exército Brasileiro estará representado por dois engenheiros militares, o capitão Fábio Borges e a engenheira civil com mestrado em geotécnica Paola Medeiros.
A tripulação da aeronave do Exército é constituída pelo tenente-coronel Arthur Discociati, major Silva Lemos, capitão Wellington Guaraciba, pelo sargento Fabiano Santos e sargento Evandro. A aeronave utilizada pelos militares é um helicóptero para o transporte de tropas, Coulgar, com capacidade para 27 lugares
Deixe seu comentário