Um seminário, com o objetivo de discutir as ações e lutas das entidades em prol do desenvolvimento regional, foi realizado na quarta-feira, dia 28, no auditório do Senac em São Miguel do Oeste. O evento foi organizado pela Agência de Desenvolvimento do Extremo-Oeste (Adeosc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e Associação dos Municípios do Extremo-oeste (Ameosc).
Na oportunidade, 20 organizações regionais apresentaram durante todo o dia o que realizam em seu setor para o desenvolvimento do Extremo-oeste. Conforme o presidente da Adeosc, Nestor Luiz Breda, o foco principal do seminário foi construir uma rede que possa agir com sinergia entre as diferentes organizações.
Das ações apresentadas pelas entidades, tanto empresariais, sociais, como governamentais e de ensino, será realizado um planejamento estratégico entre todos, para que cada organização foque os seus trabalhos, de forma a evitar que se repitam ações.
Conforme explicou o vice-presidente regional da Facisc, Roberto Mileski, outra ação fundamental é tornar a Adeosc economicamente viável, para que possa exercer seu papel no fomento ao desenvolvimento. “Vamos realizar em breve uma discussão com os prefeitos da Ameosc, para tratar da sustentabilidade da Agência. É necessário manter a estrutura para efetuar os trabalhos planejados”, colocou.
Mileski acrescentou ainda, que as ações desenvolvidas pelas entidades que se apresentaram surpreenderam muito. “Existem trabalhos formidáveis para desenvolver a região, tanto práticos como de representatividade. Surpreendeu muito o que está se fazendo pelo agronegócio, pelo fim do êxodo rural e pela profissionalização da população regional. Por isso é muito importante o planejamento das ações conjuntas, para evitar o sombreamento, onde mais que uma entidade trabalha pelo mesmo projeto”, avaliou.
Deixe seu comentário