Incentivar a inovação e estimular o ingresso de jovens no primeiro emprego no setor de tecnologia estão entre os focos do programa Geração TEC, que será desenvolvido pelo segundo ano em Chapecó. Na segunda-feira, dia 25, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), Instituto Internacional de Inovação (i3), Associação de Empresas de Tecnologia de Santa Catarina (ACATE) e Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC) promovem a primeira reunião de planejamento para definir as estratégias do programa no município. A atividade ocorrerá no auditório do Sicom, às 19 horas.

O Geração TEC é um programa do governo do Estado, vinculado ao plano SC@2022, que cria oportunidades para jovens e adultos por meio da capacitação e qualificação profissional. Foi criado para preencher a significativa quantidade de vagas do setor de TIC em aberto, uma vez que o setor é de importância estratégica para o Estado, e encontra-se ameaçado pela falta de profissionais qualificados. No Oeste Catarinense, o programa é capitaneado pelo DEATEC, que realiza os processos de seleção, acompanhamento das aulas e encaminhamento dos formados ao mercado.

O presidente da DEATEC, Ernani Zottis, lembra que no ano passado, a entidade coordenou cinco turmas e capacitou mais de 130 alunos. “Para este ano temos uma visão diferente para o programa, pretendemos trabalhar com menos turmas para obtermos alunos mais preparados, facilitando assim a entrada dos formados no mercado de trabalho”, afirma.

Zottis lembra que o oeste catarinense vem demonstrando crescimento no potencial tecnológico e reforça que as parcerias entre poder público, iniciativa privada e universidades fazem a diferença para qualificar ainda mais a área de TI. “A participação dos empresários de TI é fundamental na discussão desse projeto, afinal, serão os empresários que empregarão essa mão de obra jovem e qualificada e, por isso, sabem quais são as principais demandas do setor, afirma o presidente.
Podem participaram da reunião lideranças e empresários do setor de TI e interessados no assunto.