O Sebrae Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira (19) os resultados de uma pesquisa sobre o conhecimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pelas empresas catarinenses. Segundo os dados, sete em cada 10 empresários já ouviram falar sobre a LGPD. Cerca de 75% deles sabem o prazo de dois anos exigido para a adequação à nova lei, mas apenas 22,6% estão em conformidade

Considerando os setores, o de serviços (70,2%) é o que mais ouviu falar da Lei, seguido da indústria (68,4%) e comércio (64,6%). Em relação aos portes, as pequenas empresas são as mais esclarecidas quanto à lei, com 80,8% de empresas que já ouviram falar, enquanto as micro empresas somam 74,2% e os microempreendedores individuais (MEIs) 47,5% nesta categoria.

Foram realizadas 810 entrevistas, entre 4 e 25 de janeiro de 2021, com MEIs e empresários de micro e pequenas empresas. As entrevistas foram distribuídas nas regiões Foz do Itajaí, Grande Florianópolis, Extremo-Oeste, Meio-Oeste, Oeste, Norte, Serra, Sul e Vale do Itajaí.

"O estudo mostra que 50% dos pequenos negócios ainda não conhecem a LGPD e apenas 22,6% se dizem preparados para ela, sendo o tema ainda mais distante para os MEIs. Esse é um assunto extremamente importante e precisa se tornar prioridade na agenda dos empresários. Sabemos a complexidade do tema e por isso colocamos a nossa equipe à disposição para auxiliar as pequenas empresas. Além disso, preparamos uma série de materiais gratuitos que vai auxiliar a elucidar o tema", comenta o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

Com o objetivo de orientar os empresários para que eles se adequem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 18 de setembro do ano passado, o Sebrae/SC oferece materiais completos e gratuitos, como webinar, e-book e consultorias especializadas sobre como a nova legislação impactará as micro e pequenas empresas. 



Tags

  • economia
  • LGPD
  • Sebrae/SC