Empresários lusos iniciam visita a São Paulo e Minas Gerais

Uma missão empresarial portuguesa inicia nesta segunda-feira uma visita de uma semana aos estados de São Paulo e Minas Gerais, no âmbito das comemorações dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil. A delegação inclui representantes de diversos setores, com destaque para aqueles com maior potencial de exportação para o Brasil, identificados em recente estudo encomendado pelo Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil. A missão participa nesta segunda do seminário "Encontro Empresarial Brasil-Portugal", na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O seminário terá a participação dos presidentes da Fiesp, Paulo Skaf, da Confederação da Indústria Portuguesa, Francisco Van Zeller, e da Associação Industrial Portuguesa (AIP), Jorge Rocha de Matos. "Comércio Bilateral Brasil - Portugal: panorama atual", "Oportunidades de negócios no mercado brasileiro", "Portugal na União Européia: benefícios e dificuldades" e "Abertura da economia portuguesa: oportunidades para o setor industrial" são os principais temas em debate. O programa da missão empresarial inclui reuniões de negócios, visitas a empresas nos dois estados brasileiros e a abertura da exposição do "Museu de Azulejos Portugueses", em São Paulo. A missão foi organizada pela AIP, em articulação com a Fiesp e com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB) e do Banco Espírito Santo. Realizado no ano passado, o estudo "O Potencial de Exportação de Produtos Portugueses para o Brasil" identificou um mercado potencial de US$ 8 bilhões para as exportações portuguesas. O estudo identificou 120 produtos portugueses, divididos em 19 grupos, com grande competitividade no mercado internacional e que podem ser exportados também para o Brasil. Atualmente, esses produtos correspondem a 13,7% do total das exportações portuguesas (US$ 4,6 bilhões) e a 11% das importações brasileiras (US$ 7,6 bilhões). As exportações portuguesas desses 120 produtos para o Brasil totalizaram, entretanto, apenas US$ 42,5 milhões entre 2004 e 2005, período de análise do estudo. Entre os grupos analisados, três deles representam dois terços das exportações portuguesas e 61,5% das importações brasileiras, como veículos, partes e peças, materiais elétricos, máquinas e instrumentos mecânicos. Atualmente, as exportações portuguesas para o Brasil estão concentradas em 18 produtos, com destaque para o azeite, responsável por 24% do total. Portugal exporta ainda minérios de cobre, óleos lubrificantes, máquinas e equipamentos, que juntos representaram apenas 0,3% do total das importações brasileiras. As exportações brasileiras para Portugal, por sua vez, estão concentradas em 20 produtos, com destaque para o petróleo bruto.