Um grupo de empresários embarca nesta terça-feira (8) para participar da Feira de Cantão, o maior evento de negócios da China. A iniciativa é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e tem o apoio do Grupo China Trade Center, órgão autorizado pelo Ministério de Comércio da China para representar a feira na América Latina. Integram a missão empresários de Santa Catarina, Goiás e Amapá.

A feira é realizada duas vezes ao ano - em abril e outubro. Na última edição, o evento contou com quase 25 mil expositores e 190 mil visitantes de todo o mundo. Entre o segmentos contemplados estão máquinas e equipamentos pesados, pequenos maquinários, bicicletas e suas partes, motos e acessórios, autopeças, produtos químicos, hardware, ferramentas, equipamentos para construção e artigos sanitários.

O diretor do China Trade Center, Pan Faming, destaca que o país asiático é um grande mercado e tem uma importante cooperação com o Brasil. Ele lembra que o bom relacionamento com os chineses é fundamental para fazer negócios. "A feira é uma plataforma mundial e uma oportunidade de intercâmbio", disse.

A feira é realizada em Guangzhou, a maior cidade litorânea e com maior circulação de pessoas do sul da China. Fundada há mais de dois mil anos, a cidade está situada numa das regiões mais prósperas do País e tem uma longa história de cooperação internacional e econômica. É a principal cidade industrial do sul do País e se destaca por sediar indústrias de equipamentos eletrônicos (computadores, telefones celulares e eletrodomésticos), extração e exportação de minérios, indústria automobilística, instrumentos mecânicos e agrícolas. Possui o quinto maior porto do mundo em volume de cargas, sendo o terceiro maior porto chinês. Também abriga o maior centro de convenções da Ásia, sendo o segundo maior do mundo, onde ocorre a Feira de Cantão. Atualmente, Guangzhou ocupa a terceira posição entre as principais cidades chinesas (está atrás apenas de Pequim e Xangai) em termos de força econômica.

Ainda em Guangzhou, a delegação fará visita técnica à Zhu Guang Holdings Group, empresa que atua nos segmentos imobiliário e de hotelaria. A comitiva também irá a Xangai visitar a JA Solar, uma das companhias líderes na produção de módulos solares. A empresa tem forte presença na Ásia, com seis fábricas na China e escritórios nos Estados Unidos, Alemanha e Japão.