O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) catarinense apresentou queda de 6,4% na comparação com dezembro do ano passado, caindo para a casa dos 128,1 pontos. O índice continua expressando um otimismo dos empresários do comércio em termos gerais. As incertezas com relação ao futuro da economia brasileira, geradas pela situação atual, puxam o índice para baixo. Acesse pesquisa completa clicando neste link.
Condições atuais – Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC)
O índice de condições atuais do empresário do comércio, composto pelos subíndices CAE (Condições Atuais da Economia), CAC (Condições Atuais do Comércio) e CAEC (Condições Atuais das Empresas do Comércio), apresentou variação negativa na pesquisa realizada em janeiro. Foram 5,9% de queda na variação mensal que tem como comparação o mês de dezembro. O índice sai dos 112,1 pontos para os 105,4 pontos, o que exprime um otimismo moderado do empresário catarinense com relação ao momento atual da atividade no comércio. Abaixo dos 100 pontos, o índice assinala pessimismo em todas as avaliações.
A queda do ICAEC é fortemente explicada pelo expressivo resultado negativo da percepção dos empresários do comércio sobre as condições atuais da economia brasileira, representado pelo CAE. O CAE apresentou variação negativa de 12,42%, passando de 106,3 pontos em dezembro para 93,1 pontos em janeiro. O resultado indica que o empresário do comércio está pessimista com o momento atua da economia.
Expectativas – Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC)
O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) caiu 7,6% na comparação mensal com dezembro deste ano corrente. Dos 169,2 pontos de dezembro, o índice foi para 156,3 pontos – o que indica que a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de vendas permanece muito positiva, diferente dos principais índices apresentados acima.
O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo.
Deixe seu comentário