Empresa francesa de peças ferroviárias confirma instalação em Santa Catarina

A empresa francesa J. Lanfranco e Cia, que fabrica peças para ferrovias, como uma das porcas usadas no metrô de Nova Iorque, se instalará em Santa Catarina em 2010. A notícia foi recebida pelo governador Luiz Henrique durante reunião na sede da companhia de consultoria e financiamento, a Natixis, nesta sexta-feira (23), em Paris, na França. "Esse é um resultado dos tantos contatos que fizemos para mostrar que Brasil não se resume apenas a São Paulo e Rio de Janeiro", afirmou o governador. A decisão final a ser tomada pela Lanfranco é a escolha da cidade. A diretoria da empresa vai decidir entre Joinville e São Francisco do Sul.

 

A Natixis ajuda empreendedores de todo o mundo e, principalmente, os franceses a procurarem novos mercados rentáveis para exportação, importação e também instalação. Foi através de um contato do Governo de Santa Catarina com a Natixis que algumas empresas francesas se interessaram pelo Estado. Além do setor de peças para ferrovias, outros
dois setores demonstraram intenção de se instalarem em Santa Catarina: o de energia eólica e também o de cosméticos.

 

Museu de Saint Exupéry

Ainda na sexta-feira (23), o governador Luiz Henrique esteve com o diretor de desenvolvimento do jornal Libération, Max Armanet, que também é membro do Instituto de patrimônios da França. O assunto foi a criação de um museu que fale de Saint Exupéry e de sua passagem por Florianópolis, na praia do Campeche, quando pescadores o acolheram por duas vezes. Exupéry era piloto da Aéropostale e fez o primeiro vôo intercontinental, saindo de Toulouse, e com escala em Florianópolis.