Com uma unidade sediada em Xanxerê e outra em Chapecó, a NUTRIBEM é especializada no segmento de alimentação coletiva para empresas e eventos. Atualmente, conta com uma carteira de 14 clientes (oito em Chapecó e seis em Xanxerê). Além das duas unidades sede, a Nutribem administra cozinhas em Ponte Serrada, Xaxim e Bom Jesus, produzindo um total de 900 refeições diárias.

São 20 funcionários trabalhando nos cinco municípios para atender a demanda e garantir qualidade em todo o processo. Todas as etapas da produção até a distribuição final passam por um rigoroso controle de tempo e temperatura.  "Os cardápios são elaborados por nutricionistas com larga experiência no ramo, sempre observando a satisfação do cliente e as normas exigidas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)", destaca a empresária Claudete Rosane Luchese.

A empresa foi fundada em 1993 em Xanxerê/SC, após pesquisa de mercado, que verificou a necessidade de uma cozinha industrial no município. As atividades iniciaram com uma produção de 30 almoços/dia e, em apenas três meses, passaram para 500/dia, chegando a 1.000 em três anos. Chegamos a produzir 1800 refeições/dia. A cozinha industrial de Chapecó, administrada pelo empresário, Gabriel Luchese Barbieri (filho), foi adquirida em 2004.

Visando implementar inovações na empresa, em 2014, Claudete e Gabriel decidiram participar do Projeto de Polos Industriais Catarinenses com foco para Alimentos e Bebidas, desenvolvido pelo Sebrae/SC. "Durante um ano e meio, colocamos em prática tudo o que foi sugerido. Participamos de cursos sobre Planejamento Estratégico, Recursos humanos, Liderança, vistamos duas feiras da área de alimentos(FISPAL) - uma em Recife e outra em São Paulo, recebemos consultorias de custos e finanças, indicadores financeiros, curadoria, marketing, boas práticas, entre outras".

 A empresária enfatiza, ainda, que essa oportunidade permitiu profissionalizar a empresa, analisar tudo o que estava sendo feito, definir foco, metas, rever custos, entre outros aspectos. A participação no projeto mostrou a importância de investimentos em ações de marketing e, para isso, foi contratada uma agência de publicidade que alterou a identidade visual, deixando-a mais moderna, além de produzir material de divulgação, uniformes, folders, material de escritório, plotagem dos carros, entre outros. A fachada de Xanxerê está pronta e a de Chapecó em andamento.

Outras ações realizadas por meio do projeto incluem o plano de cargos e salários, a  implementação das boas práticas de fabricação e, por meio do SEBRAETEC, foi implantado o programa 5S, o que melhorou consideravelmente todas as atividades da empresa.

"Foi um ano de grandes investimentos" diz Gabriel. "Em Xanxerê atingimos nossos objetivos de baixar os custos em 10% e aumentar o faturamento em 20%. Em Chapecó estamos caminhando para isso. Para 2016, a intenção é realizar melhorias na parte estrutural equipamentos".

Além disso, a empresa contratou o chef de cozinha Isaac Félix que realizou três meses de treinamento com toda a equipe. "Os resultados são ótimos, eliminamos os condimentos artificiais e adotamos apenas temperos naturais. As refeições ficaram com sabor de comida caseira", ressalta Claudete.

A empresária completa que participar do projeto foi sensacional. "Os consultores do SEBRAE são todos de alto nível, o que possibilitou que amadurecêssemos em todas as áreas. O projeto também funcionou porque levamos tudo muito a sério. Nossas metas agora incluem aumentar as vendas e, por isso, investimos na contratação de uma profissional para esta área".

Para Gabriel, a participação no projeto foi positiva em todos os aspectos. "Na questão financeira foi importante para percebermos que estávamos no caminho certo. Outro ponto significativo foi a avaliação feita para verificar melhorias em relação ao consumo de energia. Em 2016, investiremos nisso e também realizaremos projeto na área de  marketing digital".

Projeto Alimentos e Bebidas

O Projeto de Fortalecimento de Polos Industriais Catarinenses com foco para Alimentos e Bebidas teve início em agosto de 2014 e encerrou no mês de dezembro de 2015. "A iniciativa teve por objetivo fomentar as pequenas indústrias do setor, criando condições para o desenvolvimento tecnológico e inovação, além de proporcionar ganhos de qualidade e produtividade, contribuindo para gerar valor agregado aos produtos e serviços", explica o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realça que o projeto atendeu 13 empresas visando aumentar a produtividade, reduzir custos de produção, ampliar a receita dos empreendimentos, obter aplicabilidade dos produtos e serviços ofertados, bem como a satisfação dos clientes.

As atividades iniciaram com o diagnóstico, visando o levantamento de dados sobre a gestão de cada empreendimento e seguiram com consultoria e capacitação em gestão empresarial, consultoria e capacitação em sustentabilidade empresarial, consultoria de indicadores, estudos e pesquisas de mercado, SEBRAETEC (consultoria com foco em inovação de processo tecnológico), capacitação para a inserção de modelos avançados de gestão empresarial por meio do SEBRAE MAIS, feiras e eventos, além de missões, visitas técnicas e curadoria. "Os resultados foram positivos em virtude da participação e do comprometimento dos empresários com as ações realizadas durante o projeto", avalia a analista técnica do Sebrae/SC e gestora do projeto, Marieli Aline Musskopf.