Em sua primeira edição, o Catarina à Porter aproxima indústria e lojistas catarinenses
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A marca Gabriela Faraco apresenta acessórios de alto verão disponíveis a pronta-entrega (Fotos: Divulgação)
Evento tem feira de negócios, desfiles e palestras na programação, que também pode ser acompanhada pelo público em geral
Apesar de ter eventos com desfiles e até iniciativas para mostrar criações e instalações conceituais, Santa Catarina ainda não tinha um evento de moda voltado para negócios. O Catarina à Porter, organizado pelo Sebrae/SC, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, veio para preencher essa lacuna. O evento, que começa nesta quinta-feira (29) e vai até sábado, em Itapema, terá desfiles, feira de negócios e palestras.
“Como nós temos muitos projetos ligados à industria da moda no Sebrae — com confecções, indústrias de calçados e assessórios — surgiu a ideia de fazer esse evento para aproximar os lojistas e a indústria de Santa Catarina”, explica Josiane Minuzzi , analista do Sebrae. O objetivo é mostrar as coleções da indústria para a próxima estação e promover o contato de venda para os lojistas, mas também haverá espaço para o varejo mostrar seus produtos ao público.
Marcas de todo o estado, como Of-icium, Bohoá e Liverpool camisetas, estarão presentes em estandes na feira, abertos da 16h às 22h nos três dias de evento, e participam de um desfile exclusivo para os lojistas nesta quinta às 18h, onde mostram suas coleções para o outono/inverno 2013. Sexta e sábado, às 18h são oferecidas palestras abertas ao público e às 20h os lojistas de Itapema mostram as peças de suas lojas na passarela, para convidados.
“Para a gente é importante estar presente nesses eventos”, diz Guilherme Faraco, diretor administrativo e sócio da marca de acessórios Gabriela Faraco, que vai representar a marca no Catarina à Porter. “A gene esteve no Rio à Porter e no São Paulo Fashion Week como expositor, e foi bem bacana. Esse é um evento novo, então é uma aposta que estamos fazendo”, diz ele. A marca vai levar sua coleção para o próximo inverno, “Urban Angel”, que deve ser finalizada em fevereiro, mas também algumas peças das coleções de verão que já estão disponíveis a pronta entrega.
Antecipação de tendências
As expectativas de negócio no evento ainda não são estimadas, já que esta é a primeira edição do evento. Mas Josiane, do Sebrae, é otimista — visto que são 105 marcas da indústria catarinense participando, e sete ônibus já estão fechados para levar lojistas de todo o Estado para o evento. O certo é que tanto os empresários do varejo quando o público que visitar o evento terão uma prévia das tendências para a próxima estação.
A marca Gabriela Faraco, por exemplo, traz muito metal e poucas cores para os acessórios do próximo inverno, diferente das coleções ultracoloridas de verão que também estarão no estande. Já a marca de roupas Juliana Silveira, de Criciúma, apresenta uma coleção inspirada na rebeldia e no glamour do rock’n’roll, com jeans gasto, couro sintético e aplicações de metal.
Outra atração para o público em geral são as palestras. Na sexta-feira,30, a consultora de moda gaúcha Camila Jacques fala sobre o comportamento do consumidor de moda, e no sábado a estilista Cássia Mallmann apresenta sua palestra sobre tendência e desenvolvimento
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