O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, participou da abertura oficial da Feira Metalmecânica + Corte e Conformação, nesta terça-feira (22), em Chapecó. A entidade apoia a feira. Côrte destacou a importância da indústria para a economia e lembrou que, em discurso recente, o presidente Barack Obama afirmou que a recuperação da economia americana se faria através da indústria e dos talentos americanos. "De fato os Estados Unidos estão revertendo uma situação de êxodo das indústrias, que estão retornando ao país com investimentos fortes em tecnologia, inovação e em recursos humanos. Estamos convencidos que esse é o caminho também para o Brasil", salientou Côrte.

O presidente da Fiesc disse que não acredita em desindustrialização. Pelo contrário, afirmou que a indústria adquire uma densidade mais forte, com investimentos que apontam para um futuro promissor. "Sobretudo pelos investimentos que estão sendo feitos na área de inovação e tecnologia, tanto em termos de equipamentos como em relação ao trabalho dos talentos que compõem a indústria. Estamos fazendo um grande esforço para incorporar ao processo produtivo e à economia nacional as pequenas e médias empresas que na região têm um significado muito importante", ressaltou ele.

O Senai/SC, entidade da Fiesc, participa da feira com estande em que apresenta cursos, consultorias e serviços laboratoriais que estão à disposição das empresas e dos trabalhadores do setor. No espaço, os alunos Renan do Valle e Matheus Bonamigo, da ocupação Mecatrônica, treinam para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. Além disso, a entidade expõe a unidade móvel de soldagem.

Na quinta-feira (24), às 19 horas, o professor e especialista em gestão ambiental do Senai, Fabio Fernando Karnopp, fará palestra sobre tendências tecnológicas para manutenção industrial. A apresentação será realizada no auditório da feira.

Promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec), a feira, realizada a cada dois anos, reúne 80 expositores de máquinas e equipamentos para o segmento de corte e conformação. O evento segue até sexta-feira (25), no Parque de Exposições Tancredo Neves. A organização prevê um público de cinco mil participantes e estima gerar R$ 200 milhões em negócios.