Em 15 de setembro de 2003, por iniciativa do empresário João Carlos Rego criou-se mais uma forma de valorizar os consumidores e incentivar as compras no período de baixa procura no setor varejista no Rio Grande do Sul, com promoções e atrativos.
Ao longo de quase duas décadas, o Dia do Cliente acabou incorporado ao comércio nacional. Em especial, a partir de 2019, quando foi reforçado pela criação da “Semana Brasil”, que acontece de 7 a 15 de setembro. A data é considerada a Black Week brasileira. Além disso, o Projeto de Lei 5985/2019, aprovado pelo Senado Federal e sancionado pela Presidência da República, reconheceu o 15 de setembro como o Dia Nacional do Cliente.
As edições de 2019 e 2020 da Semana Brasil foram consideradas um sucesso pelo comércio, em especial o setor de e-commerce. Segundo levantamento da Ebit/Nielsen, no primeiro ano houve um incrmento de 41% nas vendas do comércio virtual. Já em 2021, segundo a pesquisa realizada pela plataforma All In, especializada em vendas de comércio eletrônico, os dados apontaram para um faturamento de R$ 6 bilhões, demostrando crescimento de 22% neste setor.
FCDL/SC e SPC/SC fizeram ação em parceria
Em reconhecimento à confiança, prestígio e fidelidade da relação entre cliente e o estabelecimento, a Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e o Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina (SPC/SC) desenvolveram uma campanha para reforçar o relacionamento entre lojistas e clientes. Cinco personagens da cultura popular foram destacados: Gato de Botas, Frankenstein, Boi de Mamão, Porquinho e Vampiro.
Os personagens fazem parte da campanha “Quando o Cliente Vira Freguês é Outra História”. A ação prevê a veiculação de filmes com os personagens nas mídias sociais da FCDL/SC, em forma de spot de 30´´, além de ilustrações para peças gráficas, artes para outdoor, banners para as redes sociais, assinaturas eletrônicas e cartazes impressos.
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