A Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), que gere o SPC

O Dia dos Pais desapontou o comércio em Santa Catarina, que registrou uma queda de 1,4% no volume de negócios em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC). A Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), que gere o SPC, estimava um crescimento de 3% dos negócios para o período, mas o resultado não se confirmou por uma série de motivos, do rescaldo da crise mundial à ameaça de gripe A e à maior quantidade de compras à vista e com cartões.

“Estávamos otimistas para a data, considerada a mais representativa para o varejo depois do Natal e Dia das Mães. Contudo, fomos pegos de surpresa e o balanço geral das vendas no estado ficou abaixo do previsto”, assinala Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC. Ele acrescenta que o valor médio dos presentes ficou em torno de R$ 45, quando se esperava valores na faixa dos R$ 60.

Com o resultado do Dia dos Pais, o comércio acredita que a partir de outubro ocorra de fato a retomada do crescimento e a previsão de finalizar este ano com um incremento de 2% nas vendas começa ser revista pela Federação das CDLs do estado. Entre janeiro e junho, o recuo nas vendas chegou a 6,3%. “Para fecharmos com crescimento, os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro terão que ser muito bons, mas vamos trabalhar para reverter este cenário”, destaca Medeiros.