O dia das crianças, uma das principais datas do varejo no segundo semestre, volta a ser promissor para o comércio catarinense. Após recuo em 2018, 89,13% dos varejistas acreditam que as vendas serão superiores ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC).
A FCDL/SC consultou empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades de maior Índice de Potencial de Consumo (IPC). A expectativa de tíquete médio para a data é de R$ 150,00 - conforme 64,5% dos entrevistados. "Esta perspectiva positiva ocorre principalmente devido ao ciclo de corte de juros, mantido pelo Banco Central, no qual a taxa Selic foi reduzida recentemente de 6% para 5,5% ao ano, somada, evidentemente, ao controle da inflação, que permanece dentro da meta", considera Ivan Tauffer, presidente da Federação.
Dos entrevistados, 42,75% apontaram a expectativa de crescimento de até 10%, enquanto outros 31,6% acreditam que este número seja em torno de 5%. "A retomada do ritmo de consumo das famílias e também a liberação do FGTS impactam esta projeção, e, consequentemente, terão influência positiva nas vendas", conclui Tauffer. Mantendo a tradição da data, os itens mais procurados serão brinquedos (35%) e vestuário (23,91%).
Deixe seu comentário