Percentual passou de 68% para 81% em um ano. Serviços de carona lideram preferência
Uma pesquisa nacional mostrou que o número de brasileiros que estão dispostos a adotar mais práticas de consumo colaborativo passou de 68% para 81% em um ano. Pelo levantamento, 74% das pessoas já utilizaram este tipo de consumo alguma vez, mesmo que sem frequência definida. O aumento da confiança no ambiente online é um impulso para o sucesso do setor.
Na modalidade de consumo colaborativo, os preferidos são caronas para corridas ou viagens (citado por 42%), aluguel de residências para curtas temporadas (38%), e compartilhamento e locação de roupas (33%).
Além disso, outras áreas devem ter crescimento relevante nos próximos anos. Os dados mostram que o compartilhamento do espaço do trabalho (61%), aluguem ou troca de brinquedos (59%), e a hospedagem de animais de estimação (59%) têm o maior potencial de crescimento.
No geral, 91% dos usuários se dizem satisfeitos com relação às práticas de compartilhamento que já utilizaram. Além disso, a maioria (70%) dos entrevistados já refletiu sobre o tamanho da economia que a prática rende, sendo que 40% consideram grande os recursos poupados.
"A economia compartilhada une dois propósitos, que é fazer o orçamento render e contribuir para um mundo melhor, a partir do uso racional de bens e serviços. A internet ampliou exponencialmente esse movimento, colocando essas pessoas em contato por meio de sites e aplicativos. Ao mesmo tempo em que parece inovador, consumir de forma compartilhada é uma volta às origens. Bem antes da invenção do dinheiro, era pelo escambo que as pessoas obtinham diversos itens", diz o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.
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