CREA-SC promove encontros preparatórios para Congresso de Profissionais
-
Presidente em exercício do Crea-SC, Angela Cristina Paviani (Fotos: Divulgação)
Em entrevista exclusiva, a presidente em exercício do Conselho fala sobre a importância do debate entre os profissionais
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) está promovendo uma série de encontros preparatórios para o 14° Congresso Estadual de Profissionais, que acontece em agosto. Os 23 encontros em diferentes cidades catarinenses objetivam mobilizar a participação dos profissionais no debate, para formular soluções que auxiliem no desenvolvimento de Santa Catarina e no aperfeiçoamento da legislação do sistema.
Em entrevista exclusiva ao Portal RCN, a presidente em exercício do Crea-SC, Angela Cristina Paviani, fala sobre o funcionamento e os objetivos dos encontros. As propostas do estado para melhorias serão apresentadas no 11° Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado em Goiânia de 6 a 8 de outubro.
Confira a agenda dos encontros regionais.
Confira a entrevista:
RCN: Qual o objetivo dos encontros preparatórios para o Congresso Estadual?
Angela: O objetivo dos encontros preparatórios é mobilizar a participação dos profissionais catarinenses e oportunizar o debate, visando a apresentação de propostas que auxiliem no desenvolvimento de Santa Catarina e o fortalecimento do setor tecnológico, aperfeiçoando a legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua, com foco nos temas Inovação, Infraestrutura e Atuação Profissional. As propostas relacionadas em cada um dos 23 encontros preparatórios realizados no estado serão sistematizadas por uma comissão organizadora e apresentadas no 14º Congresso Estadual de Profissionais, que acontece nos dias 11 e 12 de agosto. As proposições aprovadas seguem para o 11° Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado em Goiânia de 6 a 8 de outubro.
RCN: Pode explicar um pouco sobre como esses encontros vão funcionar? Como as sugestões dos profissionais serão debatidas?
Angela: Profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências de todo o estado estão convidados a participar dos Encontros Regionais Preparatórios ao 14º CEP. Cada profissional pode apresentar suas sugestões desde que estejam alinhadas aos temas do evento. Os encontros também vão eleger os delegados representantes da sua região. Serão os delegados eleitos que irão aprovar ou vetar as propostas que representarão o estado no Congresso Nacional.
RCN: Por fim, explique mais sobre o Congresso Estadual de Profissionais?
Angela: O CEP é um evento que reúne representantes de todas as categorias profissionais, incluindo engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos, para um momento de reflexão sobre o futuro das nossas profissões. O evento é promovido trienalmente em parceria com o CONFEA, Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC, entidades de Classe e Instituições de Ensino. É uma oportunidade de reivindicar junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua, o posicionamento necessário para desenvolvimento de ações e projetos que venham melhorar a atuação do órgão junto aos profissionais e à sociedade. Por isso, é importante a participação e contribuição efetiva de todos.
RCN: Com essas discussões e congressos, como o CREA/SC auxilia no desenvolvimento dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências?
Angela: A atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua e as prioridades para os próximos anos serão pautadas, em grande parte, pelas propostas aprovadas no CNP. Dessa forma, o CREA-SC busca ampliar este debate em todo o estado. É um momento de união de todos visando à defesa dos interesses e anseios dos profissionais catarinenses em torno das suas reivindicações junto ao Sistema. Santa Catarina é um estado de vanguarda nas participações do CNP, sempre apresentando e defendendo propostas com respaldo nacional, muitas delas efetivadas e que resultaram em melhorias na legislação do Sistema. A expectativa é de que as decisões tomadas possam alavancar a aplicação de uma nova abordagem à legislação de sistema profissional, tornando-o mais forte e preparado para os desafios das profissões no futuro.
Deixe seu comentário