As cooperativas catarinenses que ainda não aderiram ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) poderão se beneficiar gratuitamente do programa em 2014. Basta acessar o site http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br, cadastrar-se com o CNPJ e o número de registro na OCB/OCESC e iniciar o preenchimento do Instrumento de Avaliação. O prazo final para envio das respostas é o dia 31 de outubro.
O superintendente do Sescoop/SC, Geci Pungan, explica que se trata de uma ferramenta de autoavaliação que permite que a cooperativa não se exponha a terceiros. “É um exame de consciência e, ao final do preenchimento, a cooperativa tem o retrato de quais são os pontos que necessitam de aperfeiçoamento. O PDGC é a contribuição do Sescoop para fortalecimento do sistema cooperativo”, diz ele.
Com a participação no Programa, elaborado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em parceria com o Sescoop, a cooperativa poderá conhecer seus graus de maturidade em práticas de governança e, a partir de relatório com pontos fortes e fracos, poderá focar suas iniciativas de melhorias. Além disso, saberá se atua em conformidade com os requisitos da Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971.
O coordenador estadual do PDGC e coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Elvio Silveira, afirma que após o preenchimento, as cooperativas recebem a devolutiva automática com índices em cada um dos critérios. “Em Santa Catarina adotamos uma iniciativa inédita de, em paralelo, encaminhar uma avaliação feita pelo Sescoop/SC com sugestões de soluções a partir da análise dos gráficos gerados”, explica Silveira.
O questionário possui duas etapas: diagnóstico e autoavaliação. A primeira é composta por 32 questões que tratam de aspectos legais e práticas de gestão da cooperativa. A segunda parte possui 56 questões e trata dos aspectos de governança e de gestão a partir de sete critérios: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.
Números em SC ultrapassam as expectativas
Em 2013, 46 cooperativas catarinenses aderiram ao Programa, o que corresponde a 18% de todas as inscritas na OCB/OCESC. O número é superior à meta nacional, fixada em 10%. O Estado ficou em terceiro lugar em número absoluto de adesões e em segundo lugar proporcionalmente ao número de cooperativas registradas.
Onze cooperativas que tiveram os melhores índices de gestão foram selecionadas para participar do workshop “Plano de Melhorias da Gestão”, em Brasília, com todas as despesas custeadas pelo Sescoop Nacional. Duas delas foram agraciadas com o Prêmio Excelência da Gestão Cooperativa. “Para 2014, a meta é que 50% das cooperativas catarinenses tenham aderido ao Programa”, observa Silveira.
Deixe seu comentário