Preço do Gás Natural Veicular é fator da menor utilização desse combustível
Devido às constantes altas no preço do Gás Natural Veicular (GNV), o consumo desse combustível em Santa Catarina caiu 25,6% desde o mês de julho. O GNV custa hoje quatro vezes mais do que custava no final de 2018. A tarifa por m³ praticada aos postos saltou de 1,1008 para 4,9322 nos últimos quatro anos.
Os cerca de 115 mil motoristas que utilizam o combustível no Estado alegam não ver mais vantagens em rodar com GNV.
O combustível, que historicamente sempre foi mais competitivo, hoje está mais caro do que a gasolina.
A subida do preço nos postos diminuiu também a procura por conversões de veículos. Dados do Denatran indicam que, nos meses de julho e agosto, 352 motoristas tiraram o kit dos seus carros. Desde 2016 não havia registro de desconversão.
Uma das principais causas do aumento foi o contrato de suprimento adicional firmado no ano passado entre a SCGás e a Petrobras, que elevou consideravelmente o custo do gás que é distribuído aos postos, indústrias, comércios e residências catarinenses.
De acordo com informações disponíveis no site da SCGás, os efeitos nas tarifas de Gás Natural com projeção para 01/01/2023 foram atualizados. O levantamento realizado pela Companhia leva em consideração a base do realizado e projeções de agosto deste ano. As estimativas da variação da parcela em tarifa para o início do próximo ano apontam uma queda em 7,10%.
Deixe seu comentário