Mobilização conjunta de Porto UniãoSC e União da Vitória pretende viabilizar recursos públicos para a construção de um aeroporto comunitário, em área de 25 alqueires, a margem da BR-280

Uma mobilização conjunta de Porto União, em Santa Catarina , e da vizinha cidade paranaense de União da Vitória pretende viabilizar recursos públicos para a construção de um aeroporto comunitário, em área de 25 alqueires localizada no município catarinense, a margem da BR-280.

O movimento reuniu as administrações municipais, câmaras de vereadores e CDLs. Agora buscam apoios das lideranças políticas regionais a fim de viabilizar o projeto, que deve ser apresentado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O líder da bancada do PMDB na Assembleia, deputado Antônio Aguiar, recebeu na terça-feira (11) a visita dos prefeitos Renato Stasiak (PMDB), de Porto União, e Carlos Alberto Jung (PSDB), de União da Vitória, ambos acompanhados dos presidentes das respectivas comissões municipais criadas em apoio ao projeto, o vereador Aloísio Salvatti (PR), que preside a Câmara Municipal da cidade catarinense, e o radialista Gilberto Brittes, da cidade paranaense. Antes também visitaram o secretário estadual da Infraestrutura, Mauro Mariani.

A meta é viabilizar a construção de um aeroporto de padrão complementar, nível logo abaixo dos regionais, como é o de Chapecó. A fase de projetos está orçada em R$ 300 mil, e a execução em mais R $ 6 milhões, para uma pista de 1500 metros e área de escape com lateralidade de 210 metros , além de obras complementares.

“Fizemos estudos conjuntos e chegamos à conclusão que Porto União tem a área mais apropriada, que já foi declarada de utilidade pública”, explica o prefeito Stasiak, de Porto União. “Com o consórcio intermunicipal, nosso município terá meios para participar do empreendimento”, reforça seu colega Jung, de União da Vitória. “Temos compromisso com o desenvolvimento da região e faremos o máximo empenho para auxiliar politicamente para a concretização do projeto”, converge Aguiar.