Confiança do empresário do comércio de SC atinge maior valor em 15 meses
-
(Fotos: RCN/Arquivo)
A confiança do empresário do comércio em Santa Catarina cresceu 14,4% entre junho e julho e atingiu o maior nível desde o início da pandemia, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), divulgada nesta quinta-feira (29). Os dados mostram que a confiança do empresário atingiu em julho 124,8 pontos na escala que vai de 0 a 200, contra 109,1 de junho.
O valor é o maior dos últimos tempos. Em julho passado, quando muitas das restrições devido à crise sanitária estavam vigentes, a confiança do comerciante estava em baixa e marcava 68,9 pontos (abaixo de 100 pontos é considerado pessimismo). Em um ano, o indicador avançou 81,1%, mostra a Fecomércio/SC. Além disso, os 124,8 pontos de julho são o maior valor já registrado pela entidade desde fevereiro de 2020, antes da pandemia, quando foram percebidos 136,2 pontos.
"O crescimento do otimismo pode estar atrelado ao avanço da imunização no Estado [...]. Ainda, os casos ativos de Covid-19 atingiram em julho o menor nível do ano. Esses fatores impulsionam a retomada das atividades econômicas em virtude do menor isolamento social e da maior confiança das famílias e dos empresários", diz a entidade.
Os dados que compõe o indicador de confiança são formados por três critérios: a avaliação atual da economia, a expectativa futura para a economia, e a intenção de investir no próprio negócio. Entre os itens, a expectativa é a que mais se destaca, o que mostra otimismo do empresário com o futuro, mesmo que a situação atual da economia e do comércio não sejam das melhores.
Outro dado em destaque é a intenção de contratar funcionários. Segundo a pesquisa, os empresários se mostraram otimistas com a perspectivas de aumentar o quadro de pessoal em níveis muito próximos ao registrado antes da pandemia. Segundo a Fecomércio/SC, 74,4% dos entrevistados querem aumentar um pouco o número de funcionários; 20,2% querem reduzir um pouco; e 5,4% querem reduzir muito o número de funcionários.
Tags
- economia
- Fecomércio/SC
Deixe seu comentário