Comunidade pesqueira ganha telecentro do Programa Beija-flor

No último dia 27, o diretor geral da Secretaria de Estado da Agricultura, Gelson Sorgato representou o secretário Antonio Ceron, durante inauguração do Telecentro de Inclusão Digital Beija-flor, na Colônia de Pescadores Z28, no bairro Serraria, em São José. No ato também estiveram o prefeito de São José, Djalma Berger; o secretário Regional da Grande Florianópolis, Valter Galina; a superintendente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Teresa Kretzer; o presidente da Colônia de Pescadores Z28, João Carlos da Silva; o gerente Regional da Epagri, José Orlando Borguesam; o presidente do Sindicato Rural de São José, Ezequiel Garcia e o vereadore, Edson Luiz Vicente.

Já são 137 telecentros do Programa, incluindo o instalado na Colônia de Pescadores Z28. Nessa unidade são cinco computadores, todos ligados à internet, beneficiando os 60 associados da entidade além de milhares de pessoas na região. O objetivo do programa é de promover ações de inclusão social e digital a uma parcela significativa da população de Santa Catarina, que se encontra à margem da inovação tecnológica proporcionada pela informática.

O público para atendimento prioritário nas unidades do projeto consiste de todas as pessoas, principalmente jovens. Sem acesso aos recursos da informática disponíveis nos centros urbanos, encontram pouca motivação para permanecer no campo e nas comunidades pesqueiras, sendo esse mais um elemento favorável ao êxodo rural e a desagregação da família catarinense.

A instalação dos telecentros é possível, por meio da parceria entre Secretaria de Estado da Agricultura, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Secretarias de Desenvolvimento Regional e prefeituras. "O mais importante deste projeto é o acesso de pescadores e maricultores à Internet", comenta Sorgato.

Sorgato também falou dos outros Programas da Secretaria a exemplo do Revitalizar, que incentiva investimentos em captação, armazenagem e utilização da água para usos múltiplos nas propriedades rurais de Santa Catarina. "O objetivo desse Programa é aumentar a renda, investindo também em outras atividades, criando mais oportunidade de trabalho para as famílias rurais", explica.