Mesmo com vendas recordes de última hora, inflação e dólar em alta fazem varejo vender 2,1% a menos do que no mesmo período de 2012
A conjuntura econômica, com alta da inflação e do dólar, fez o comércio varejista catarinense viver, em 2013, um dos piores natais dos últimos 10 anos. O volume de vendas em relação ao ano passado caiu 2,1%, contrariando as projeções de crescimento de 2% da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL SC).
Na opinião do empresário Sergio Medeiros, presidente da FCDL, o poder de compra foi corroído pela inflação, o que determinou o resultado ruim. “O consumidor está assustado”, avaliou.
Segundo Medeiros, o monitoramento da FCDL mostrou que as vendas de eletrodomésticos foram uma das mais atingidas. “As pessoas talvez estejam esperando pelas tradicionais liquidações pós-Natal, o que explicaria esta queda”, disse o empresário.
Última hora
Os números do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) mostraram que a fama brasileira de deixar as compras para a última hora se justifica. Na última segunda e terça-feira, as consultas ao SPC no estado superaram em 43% o mesmo período do ano passado. “É um aumento recorde, mas, ainda assim, insuficiente para reverter os números negativos que vínhamos observando diariamente”, afirmou Sergio Medeiros.
Deixe seu comentário