Liquidações cada vez mais comuns em janeiro e incremento das vendas dos produtos da linha branca respondem pela alta. Foto: Divulgação
Depois de um 2012 negativo - com perda de 1,06% em relação ao ano anterior - o movimento do comércio em janeiro apresentou crescimento de 3,08% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo avaliação baseada em consultas (crediário e cheques) feitas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
A alta, de acordo com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), é consequência das liquidações cada vez mais comuns em janeiro e do incremento das vendas dos produtos da linha branca, que continuam com a incidência do IPI reduzida.
"O consumidor já está se programando para comprar nos saldões pós-Natal que se estendem até janeiro", diz o presidente da FCDL, Sergio Medeiros. "Os clientes desejam aproveitar os preços com descontos oferecidos pelas promoções e condições especiais de pagamento", afirma.
Também colaboraram para o saldo positivo no varejo, de acordo com a federação, o reajuste do salário mínimo, ocorrido em janeiro, o baixo índice de desemprego e as vagas temporárias abertas no período, que acabam influenciando no movimento do comércio.
O índice de inadimplência, que no mês de dezembro negativou - atingiu -0,26% - reassumiu a curva de crescimento que vinha mantendo desde julho de 2012 e atingiu 3,27%.
Deixe seu comentário