FCDL/SC estima redução de 20%. Ainda assim, setor deve abrir 20 mil vagas
Os números negativos do comércio catarinense no acumulado do ano – retração de 6,76% em relação aos primeiros oito meses de 2008 – devem frear as contratações esperadas para o Natal e a temporada de verão. A previsão é da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), que acredita que as vagas abertas este ano serão 20% menor do que os 25 mil empregos temporários gerados em 2008.
“No ano passado, nesta mesma época, o comércio registrava crescimento de 8% nas vendas. Neste ano, estamos no vermelho. Ainda assim, supermercados e lojas de perfumarias e cosméticos estão gerando emprego”, compara Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC. Mesmo com a estimativa de redução de postos de trabalho, devem ser criadas no estado, 20 mil vagas temporárias.
Redução também na Capital
Nem mesmo o potencial turístico do verão será capaz de reverter a tendência de retração nas contratações temporárias em Florianópolis. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas é de uma queda de 10% a 15% em comparação ao mesmo período do ano passado. “Acreditamos que sejam abertas 2.500 vagas para a temporada, mas se mantivermos os números de 2008 já será positivo”, avalia Osmar Silveira, presidente da CDL de Florianópolis.
Deixe seu comentário