A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançará nesta quarta-feira, 8 de julho, o Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançará nesta quarta-feira, 8 de julho, o Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos. “O objetivo do Sistema é fortalecer o trabalho das bolsas de resíduos das federações de indústrias”, explica o analista da Unidade de Meio Ambiente da CNI Wanderley Coelho Baptista.
Segundo ele, o Sistema atenderá cerca de 10 mil empresas em todo o país Nessa primeira fase, a iniciativa integrará os sites voltados à comercialização de sobras de processos industriais das federações de indústrias de Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Também devem ingressar no Sistema as bolsas de São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Sergipe, Espírito Santo e Alagoas. O lançamento ocorrerá às 14h30 na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.
As bolsas de resíduos são ambientes na internet que permitem a compra, a venda, a troca ou a doação de sobras de processos industriais, como plásticos, papéis e sucatas metálicas. A negociação de produtos recicláveis é um instrumento que evita o desperdício, reduz os custos e o impacto ambiental da atividade industrial.
Baptista explica que a integração das bolsas buscará a padronização das operações e permitirá que as empresas comprem e vendam resíduos em um site de fácil navegação, moderno e seguro. Ao reunir as informações em uma base de dados nacional, o Sistema Integrado aumentará a divulgação das atividades das bolsas e ampliará as possibilidades de negociações dos produtos disponíveis.
Os resíduos que passaram por algum processo de industrialização, como prensagem, enfardamento, lavagem ou segregação por tipo e cor, podem ter uma valorização de até 30% nas negociações da Bolsa de Reciclagem da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2008, a Bolsa paranaense movimentou R$ 600 mil. Atualmente, conta com 4.991 empresas cadastradas e recebe uma média de 15 novos anúncios por dia para negociação de resíduos como borrachas, material eletrônico, madeiras, metais, plásticos, químicos e vidros, entre outros.
A Bolsa de Recicláveis da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) foi criada em 2006 e conta com 1.265 empresas cadastradas. No site, que registra uma média de 14 mil acessos ao mês, há atualmente 414 anúncios com ofertas de compra, venda, doação e troca de resíduos diversos, como couro, lâmpadas, lodos, metais, óleos, papéis, produtos orgânicos.
SERVIÇO
O que: Lançamento do Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos da CNI
Data: 8 de julho de 2009
Horário: 14h30
Local: Sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS)
Avenida Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre (RS)
Deixe seu comentário