Expectativa é que as vendas do e-commerce sejam maiores que em 2021

O Dia do Consumidor, celebrado na terça-feira (15), é marcado por descontos oferecidos pelos lojistas para atrair os clientes. A expectativa para a data, neste ano, é o aumento das vendas do comércio eletrônico. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, o e-commerce tem expectativa de aumento de 68% das vendas no período, em relação ao ano passado. Em 2021, o faturamento das vendas online no período foi de R$ 6,3 bilhões, segundo relatório da Social Miner.

"Tem a questão da comodidade, conveniência, as pessoas podem comprar em casa, sentados no seu sofá ou viajando, no ônibus, na sua empresa", destaca o gerente comercial da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), Valdemir Manoel da Silva. Ele complementa que, mesmo em um período de recuperação da pandemia e a crise provocada pelo conflito no leste europeu, as expectativas dos lojistas catarinenses são positivas.

A pesquisa da CNDL mostrou, também, que 42% dos consumidores pretendem aproveitar a data com ofertas e condições oferecidas para fazer suas compras. Valdemir complementa que os lojistas devem buscar seus clientes por meio dos canais digitais, mas aproveitando as vantagens oferecidas pelas lojas físicas, como consultoria para comprar o melhor produto.

História da data

Há cerca de seis décadas, a partir de um decreto assinado pelo então presidente dos Estados Unidos, John Keneddy, os direitos dos consumidores passaram a ser reconhecidos naquele país. O Dia do Consumidor passou a ser celebrado, oficialmente, em 1983, com a oficialização do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. No Brasil, a data se tornou oficial a partir da criação da Lei n. 8.078/90, que estabeleceu o Código de Defesa do Consumidor (CDC).