para discutir desoneração da folha de pagamento e reforma tributária e capacitação profissional, no próximo dia 20, em Florianópolis. Participam:Luigi Nese/CNS (foto) e Maurício Mugnaini/Fenainfo
Cetic-SC traz presidente da Confederação Nacional de Serviços a Santa Catarina para discutir desoneração da folha de pagamento e reforma tributária e capacitação profissional
Luigi Nese abordará também questões específicas do setor de tecnologia, segmento estratégico na área de serviços. O presidente da CNS falará a empresários catarinenses no próximo dia 20, em Florianópolis. O evento terá também a presença de Maurício Mugnaini, presidente da Fenainfo.
O Cetic-SC (Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina) traz ao Estado o presidente da CNS (Confederação Nacional de Serviços), Luigi Nese. Ele profere palestra em Florianópolis na próxima quinta-feira, dia 20. Santa Catarina é o primeiro estado a sediar um evento com o presidente da CNS desde que ele assumiu a presidência do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador), há cerca de 15 dias.
Luigi Nese assumiu a presidência do Codefat no dia 28 de julho. É a primeira vez na história que uma entidade ligada ao setor de serviços ocupa o posto. Uma das atribuições do Codefat é administrar os recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), voltados para treinamento e formação profissional. A CNS representa mais de 600 mil empresas na área de serviços. Elas empregam cerca de 2 milhões de pessoas, das quais pelo menos 900 mil atuam na área de informática.
“A transformação da CNS em entidade sindical e a eleição de Luigi Nese para a presidência do Codefat é estratégica para o desenvolvimento do setor de serviços no País e em Santa Catarina. E é especialmente importante para o setor de tecnologia, devido à grande carência de formação de mão-de-obra especializada”, assinala o presidente do Cetic-SC, Jeziel Montanha. “Por isso é importante a presença de empresários de tecnologia no evento. Poderemos alinhavar apoio a projetos importantes para a formação profissional”, completa. O FAT conta com um orçamento anual de quase R$ 50 bilhões, destinados prioritariamente à formação profissional.
“O Estado já conta com um projeto importante de formação na área tecnológica, o Entra 21 Blusoft, implantado em Blumenau pelo Blusoft, entidade que representa as empresas de tecnologia da região. Além de reforçar programas como este, a CNS pode auxiliar na implementação de programas de treinamento em outros centros”, diz Montanha.
Entre os temas a serem discutidos no evento estão a desoneração da folha de pagamento, a reforma tributária e os benefícios que os recursos do FAT podem trazer ao setor de serviços.
SETOR DE TECNOLOGIA
Em sua visita a Santa Catarina, Luigi Nese estará acompanhado do presidente da Fenainfo (Federação Nacional de Empresas de Informática), Maurício Mugnaini, que falará da importância da CNS para o setor tecnológico.
O evento, dirigido a empresários e entidades do setor de serviços, é promovido pelo Cetic-SC e organizado pelo Seinflo (Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis) e Seprosc (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática de Santa Catarina).
A palestra acontece na próxima quinta-feira, dia 20/08, a partir das 17h, no auditório da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia) - Rua Lauro Linhares, 589, Andar Ático, Bairro Trindade, Florianópolis/SC.
CETIC-SC
O Cetic-SC (Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina) é um fórum agregador das entidades representativas do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação empenhadas em defender causas comuns e significativas para o desenvolvimento econômico, tecnológico e social de Santa Catarina. O Conselho representa todas as empresas deste setor no Estado, que somam mais de mil associadas.
CONFORMAÇÃO ASSOCIATIVA DO CETIC-SC
O Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina
é formado pelas entidades de representação da classe empresarial do segmento de
Tecnologia de Informação e Comunicação. É integrado por:
Abradi-SC (Associação Brasileira das Agências Digitais)
Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia)
Assespro-SC (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet)
Blusoft (Blumenau Pólo Tecnológico de Informática)
CDI (Comitê para Democratização da Informática)
Fundação Certi
Fundação Softville
Seinflo (Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis)
Sepij (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville)
Seprosc (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática de Santa Catarina)
Siesc (Sindicato das Indústrias de Informática de Santa Catarina)
Sucesu-SC (Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina)
CNS
A CNS (Confederação Nacional de Serviços), criada em 1999, reúne sindicatos e federações de todo o País e representa cerca de 600 mil empresas do setor de serviços, que geram dois milhões de empregos. Deste total, 900 mil colaboradores pertencem do segmento de informática. Entre os setores que participam da confederação estão empresas desenvolvedoras de software e demais serviços de informática, comunicação, eventos, telemarketing e internet.
Em dezembro de 2008, a CNS recebeu sua carta sindical. Em abril de 2009, a entidade conseguiu uma cadeira no Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador). No último dia 28 de julho, seu presidente, Luigi Nese, foi eleito também presidente do Codefat.
Deixe seu comentário