Celesc prorroga inscrição para concurso de música

Assessoria de Comunicação Social - Celesc Distribuição
 

As inscrições para o concurso de música sobre Eficiência Energética dirigido a estudantes de ensino fundamental de 96 comunidades catarinenses foram prorrogadas para 25 de
setembro em virtude do desastre ocorrido no Oeste catarinense. Aquecimento global, uso indevido de recursos naturais, mudanças climáticas, desperdício e uso racional de energia elétrica são os principais assuntos relacionados com o concurso.

 

O concurso integra o projeto Sou Legal Tô Ligado que trata do uso adequado da energia elétrica em comunidades catarinenses de baixa renda. Organizado pela Celesc Distribuição em parceria com a Associação Horizontes, o concurso pretende incentivar jovens na faixa etária de 14 a 24 anos a buscar informações, refletir sobre o tema e, por conseguinte, expressarem seu conhecimento na forma de canções.

 

O Sou Legal Tô Ligado foi iniciado pela Celesc Distribuição em abril de 2008 como uma iniciativa conjunta de eficiência energética e inclusão social, com investimento de R$13,5 milhões do Programa Celesc Distribuição de Eficiência Energética. O projeto contempla ações de engenharia e iniciativas pedagógicas e culturais, muitas já realizadas, entre elas
palestras, exibição de filmes, peças de teatro, oficinas culturais (grafitagem) e concurso de redação. Nas próximas etapas estão previstas ações de eficiência energética para regularização de ligações clandestinas, reforma da instalação elétrica interna e normalização do padrão de entrada da energia elétrica, além da instalação de aquecedores solares e doação de lâmpadas fluorescentes para moradores das comunidades participantes.

 

Com duração prevista até final de 2009, o projeto beneficia comunidades selecionadas em 15 Agências Regionais da Celesc Distribuição em todo o Estado, conforme critérios previstos pelo órgão regulador (ANEEL), abrangendo uma população estimada de 35 mil famílias.

 

Inscrições - As inscrições devem ser efetuadas nas secretarias das escolas públicas cadastradas no Projeto Sou Legal, Tô Ligado!. Poderão se inscrever no Concurso, jovens na faixa etária de 14 a 24, sendo as músicas solo ou em grupos. Além disto, os grupos deverão ter no máximo quatro componentes; pelo menos um dos componentes do grupo deverá ser aluno de escola participante do Projeto; pelo menos um dos componentes deverá residir nas comunidades participantes do Projeto.

 

 

As letras das músicas inscritas deverão versar sobre o tema Eficiência Energética: O uso adequado da energia elétrica e a qualidade de vida e citar o nome do projeto "Sou Legal, Tô Ligado!".

 

O concurso não terá restrições a estilos ou gêneros musicais, porém letras e música deverão ser inéditas. Cada música deverá ter duração máxima de 3 minutos e meio. Não há limite para a inscrição de músicas do(s) mesmo(s) autor(es).

Os participantes inscritos estarão sujeitos a auditoria para verificar se são moradores das comunidades participantes do Projeto.

 

Saiba Mais

 

Etapas do projeto:

 

Pesquisa em 35 mil unidades consumidoras (concluída);

Ações educacionais nas comunidades e escolas: palestras sobre eficiência energética, sessões de cinema; concurso de redação; concurso de rap; apresentações de teatro; oficinas eco-artesanais; oficinas de grafitagem;

Ações de eficiência energética.

 

Municípios atendidos:

 

Biguaçu, Blumenau, Bom Jardim da Serra, Caçador, Campo Alegre, Campo Erê, Campos Novos, Canoinhas, Cerro Negro, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Herval do Oeste, Imbituba, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Palhoça, Papanduva, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São Joaquim, São José, São José do Cerrito, São Miguel do Oeste, Seara, Tijucas, Tubarão, Urupema, Videira.