De acordo com pesquisa encomendada pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), apenas 4,4% dos entrevistados irá comprar pela internet
Contrariando tendência de crescimento verificada na maior parte do país, o catarinense vai preferir comprar seu presente de Natal em lojas físicas, relegando às compras pela internet a preferência de apenas 4,4% dos entrevistados pelo Instituto Mapa, em pesquisa encomendada pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC). Quase 60% dos pesquisados disseram preferir a boa e velha loja de rua, nos 20 municípios com maior potencial de consumo do estado incluídos na pesquisa.
“O catarinense escolhe o comércio tradicional certamente pelo bom relacionamento que tem com o lojista. O relacionamento hoje é tudo”, resumiu Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC. Para ele, a fidelização é o segredo da preferência pelas compras tradicionais.
A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 26 de novembro, trouxe algumas informações dignas de atenção, para o presidente da FCDL. Uma delas foi a tendência dos catarinenses em destinar parte de seu décimo-terceiro salário para a poupança: segundo o estudo, 25,8% dos entrevistados declararam que vão destinar o valor à poupança ou a outros investimentos, enquanto 23,6% vão pagar dívidas vencidas ou antecipar o pagamento de débitos ainda a vencer.
“Como mais de 80% dos pesquisados estão com as contas em dia, isso é um sinal de que os catarinenses começam também a preocupar-se em deixar alguma coisa para o futuro. Analisando o conjunto de informações, porém, nós também verificamos que os gastos com o Natal não deixarão de ter seu destaque este ano”, avaliou Sergio Medeiros, lembrando que o estudo revelou que 68,5% disseram que vão pagar as compras em dinheiro e 16,4% com cartão de débito e que o gasto médio com cada presente ficará em R$ 123,70. Além disso, 66,1% disseram que vão pagar à vista.
Outro dado a chamar a atenção do presidente da FCDL/SC foi o item “cosméticos e perfumaria” ocupar o terceiro lugar (com 43,4%) entre as preferências do consumidor para presentear no Natal; até o ano passado, esse lugar era ocupado pelos eletroeletrônicos. “Isto mostra que as pessoas estão preocupadas com a beleza, com a boa apresentação e com a saúde. Isso chamou a atenção porque a preferência cresceu muito rapidamente, embora já viesse aparecendo com destaque nas pesquisas”, explicou Sergio Medeiros. Os itens preferenciais para os presentes de fim de ano, numa lista de múltipla escolha – poderia ser escolhido mais de um, portanto – foram artigos de vestuário (69,6%) e brinquedos, livros, CDs e DVDs, com 57,5%.
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