De um ano para o outro, o levantamento apontou que o comércio catarinense acumulou alta de 4,34% na receita de vendas no período

 A principal data para o comércio varejista revelou faturamento superior em 2012, na comparação com o ano passado. É o que mostra a Pesquisa Fecomércio-SC de Resultados das Vendas de Natal 2012, concluída nesta quinta-feira, 27 de dezembro, que contemplou seis cidades e 499 empresas ouvidas.

De um ano para o outro, o levantamento apontou que o comércio catarinense acumulou alta de 4,34% na receita de vendas no período, percentual um pouco abaixo dos 5% projetados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina.

Tíquete médio

Além do faturamento, a pesquisa apurou o tíquete médio gasto com o presente de Natal. No estado, o valor médio gasto ficou em R$ 254,85. Na amostra por cidade, os joinvillenses aparecem como os consumidores que mais gastaram na data para presentear: R$ 436,81.

Em segundo lugar, vem a capital do Estado, com R$ 342,44. Chapecó ocupa o terceiro lugar, somando um tíquete médio de R$ 276,26, seguido por Lages (R$ 189,63), Blumenau (R$ 185,40) e, por último, Criciúma, onde o morador foi mais comedido na hora das compras. Gastou, na média, R$ 145,33.

Contratação de temporários

A pesquisa também trouxe dados sobre o mercado de trabalho, já que o período apresenta forte movimento de contratação de temporários. Ficou registrado que 44,64% dos entrevistados contrataram novos colaboradores, ou seja, a expectativa de boas vendas fez com que fosse grande o número de empresas que recorreram à mão-de-obra extra neste Natal. Dentre estas empresas que contrataram a média de novos colaboradores também foi elevada: 3,7 por empresa