será apresentada pelo secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron, na Expointer 2009 (de 29/9 a 6/10, Esteio - RS). A cartilha foi criada pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia.

A cartilha foi criada pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, após discussão com a Secretaria de Estado da Agricultura e Sindicarne sobre a situação da Gripe A H1N1 em Santa Catarina e sua relação com a suinocultura. A cartilha que orienta sobre as principais medidas de prevenção à Gripe A na produção de suínos, poderá ser encontrada no endereço eletrônico da Embrapa: http://www.cnpsa.embrapa.br/influenza/cartilhagripev1.pdf até o dia da apresentação oficial. “Acreditamos que com essa cartilha o produtor possa estar mais atento na prevenção desse novo vírus na sua atividade”, comenta Ceron.

O documento apresenta as principais recomendações de biosseguridade para reduzir os riscos de transmissão do novo vírus da Influenza A/H1N1 entre pessoas e suínos. O material é voltado, especialmente, para produtores de suínos, porém contempla também recomendações para técnicos, médicos veterinários, extensionistas, transportadores de ração e outros profissionais que têm relação com as propriedades que criam suínos. A cartilha apresentará o que é a doença e sua situação atual, mostrando a importância de seguir alguns procedimentos de biosseguridade, resguardando o rebanho de suínos e os trabalhadores que atuam diretamente com os animais. Os itens que compõe a cartilha, além das medidas básicas, são: - Medidas gerais de biosseguridade que devem ser seguidas rigorosamente visando a manutenção da saúde dos rebanhos suínos; - Recomendações para visitas imprescindíveis às granjas (técnicos, médicos veterinários, extensionistas, proprietários, transportadores de ração e outras); - Como reconhecer os sinais da Influenza comum dos suínos; - Recomendações de biosseguridade em caso de doença respiratória nos suínos;- Recomendações para trabalhadores em frigoríficos e abatedouros.