Cachaça produto nacional de exportação, defende Colatto
“Queremos transformar a cachaça em produto brasileiro para exportação”, disse o deputado Valdir Colatto (PMDB) ao anunciar a apresentação na Câmara, nesta quinta, de Projeto de Lei 5428/2009 que institui o Dia Nacional da Cachaça (13 de setembro).
Sua proposta pretende fazer com a cachaça o que os franceses fizeram com o champagne, pois regulamenta a produção, a certificação, o comércio e o controle de cachaça no Brasil. Colatto aposta na inclusão dos produtores no Simples para permitir que a produção artesanal possa aumentar e se tornar mais competitiva.
O projeto de lei é o resultado de uma campanha iniciada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e a escolha da data tem motivo histórico, pois em 13 de setembro de 1661, a coroa portuguesa liberou a produção e comercialização do produto no Brasil e nas outras colônias, depois de pressão e rebelião dos produtores.
O evento está sendo organizado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Deixe seu comentário