Brasil envia lista à UE para terminar embargo à carne

A Comissão Européia, braço executivo da União Européia (UE), recebeu nesta sexta-feira do governo do Brasil uma lista com menos de 200 fazendas de gado, disse à Lusa fonte do bloco, que considerou a iniciativa um passo para terminar o embargo à carne bovina brasileira.

A mesma fonte indicou que Bruxelas vai, a partir de segunda-feira, fazer inspeções às fazendas que constam na lista, no sentido de verificar se estão sendo cumpridos os requisitos sanitários exigidos pela União Européia.

O embargo europeu à carne bovina do Brasil vigora desde 31 de janeiro. A lista de criações de gado recebida nesta sexta pela Comissão Européia vem acompanhada pelos respectivos relatórios de inspeção.

O número de fazendas autorizadas a exportar carne tem sido o principal ponto de discórdia entre Bruxelas e Brasília, dado que o governo brasileiro propôs que fosse dado o aval a mais de duas mil propriedades, enquanto os europeus defendiam um máximo de 300.

Segundo os dados mais recentes do gabinete de estatísticas da UE, Eurostat, o bloco importou 327 mil toneladas de carne bovina brasileira em 2006, no valor de 963 milhões de euros.

O Eurostat destaca ainda que a carne brasileira ocupa a maior fatia das importações de países do Mercosul, que somam 449 mil toneladas.