Aperfeiçoar a capacidade de eliminar desperdícios, gerar oportunidades de melhorias para obter ganhos sustentáveis e transformar os processos produtivos. Com esse foco, a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) lançou na última semana, no Frigorífico Aurora Coop Chapecó (FACH II), projetos voltados para fomentar o Lean – uma filosofia de gestão orientada pela redução de desperdícios, estabilidade de processo, melhoria nos postos operativos, satisfação dos colaboradores e consequente redução de custos.

Reconhecido mundialmente, o Lean, que traduzido para o português significa “enxuto”, prevê a utilização somente dos recursos necessários para a realização de determinado trabalho, etapa ou processo. Na estrutura interna, faz parte da Metodologia dos Processos Aurora Coop (MPA), que desde 2015 fomenta ações de melhoria contínua na cooperativa com o uso de ferramentas da filosofia Lean.

O FACH II é a primeira unidade frigorífica a programar a iniciativa que busca evoluir nos pilares de pessoas, processos e sistema de gestão operacional. O gerente corporativo de produtividade e coordenador do Comitê Lean, Vanderlei Luis de Ré, frisou que a metodologia oportuniza repensar a maneira de liderar, gerenciar e desenvolver pessoas.

“Faremos um excelente trabalho e quando olharmos para trás veremos o quanto valeu a pena. Nosso objetivo é construir o processo de experimentação do Lean visando sustentar e evoluir os pilares do MPA”, observou ao reforçar que a intenção é assegurar estabilidade no processo, redução dos desperdícios, melhoria nos postos operativos, satisfação dos colaboradores e redução dos custos.

O diretor industrial da Aurora Coop, Celso Cappellaro, ressaltou que a dedicação do colaborador é o que fará a diferença. “Nosso foco é o resultado e surgirão oportunidades individuais para as pessoas se desenvolverem e se prepararem para os desafios. É um momento de estarmos abertos às inovações, nos desafiarmos e crescer”.

Durante o evento, os consultores Sergio Kamada e Francisco Cavalcante explicaram que a filosofia de gestão foi construída a partir da observação das práticas e métodos do Sistema Toyota de Produção. Segundo os consultores, a premissa do Lean é obter a melhor qualidade no menor prazo e o modelo de liderança é focado no estilo “siga-me” ou “vem comigo”. Os resultados esperados incluem o ganho pessoal com mais conhecimento, intensidade e alegria; melhoria do ambiente; sem demissões; ampliar os resultados financeiros e promover a valorização da cadeia produtiva; entre outros.

O diretor presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, e o gerente do FACH II Caciano Antônio Capello reforçaram o quanto a metodologia será eficaz para maximizar valor à Aurora Coop. Participaram do evento, ainda, gerentes, lideranças e o Comitê Lean, da cooperativa, totalizando mais de 350 pessoas.