A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 16,8% em abril na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Banco Central divulgados nesta terça-feira (15). O percentual mostra a recuperação econômica após o período de maior restrição aos setores econômicos em 2020. 

Já na comparação com março, o mês imediatamente anterior, houve queda pontual de 2,6%. Apesar da redução, o resultado de abril foi o segundo maior da história do Estado, apenas atrás de março. No quadrimestre, o avanço é de 4,6%.

A linha do desempenho catarinense coincide com os períodos de presença do auxílio emergencial federal. Nos últimos meses de 2020, quando o auxílio estava ativo, os índices tiveram ligeiro aumento. Quando o auxílio foi retirado, com efeitos em janeiro e fevereiro, o índice teve leve queda. 

O Banco Central revisou os dados apresentados para 2021 recentemente. A revisão ocorreu para cima e mostrou que a economia catarinense teve melhor desempenho do que havia sido apresentado inicialmente durante o período mais crítico da pandemia - em meados de fevereiro e início de março.




Gráfico leva em consideração os dados do IBCR-SC, medido pelo Banco Central. 





Tags

  • banco central
  • economia
  • Geral