ABPM afirma que a plena capacidade de produção não foi atingida devido ao inverno irregular e excesso de chuva na primavera

A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) emitiu uma nota sobre as perspectivas da safra da fruta para 2015 e 2016. Conforme o documento, a plena capacidade de produção não foi atingida devido ao inverno irregular e excesso de chuva na primavera.


Confira a nota na íntegra

A Safra Brasileira da Maçã no Ciclo 2015/2016 deve ser semelhante em volume a de 2014/2015, com viés de queda. A plena capacidade de produção não foi atingida devido ao inverno irregular e excesso de chuva na primavera. Apesar de algumas ocorrências de granizo, no geral a nova safra tem frutos com aspecto colorido e de ótima qualidade.

A nota negativa são os custos de produção, que tiveram aumento importante associado a reajustes especialmente com mão de obra, energia elétrica, combustíveis e insumos impactados pela alta do dólar.

O direcionamento de mercado em 2016, isto é, os percentuais da safra dedicados para o mercado interno e para a exportação também devem ser muito semelhantes, com viés de aumento na oferta de exportação em relação a 2015

Fraiburgo (SC), 24 de janeiro de 2016

ABPM - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE MAÇÃ