3ª Copa Bunge de Panificação realiza a grande final e revela a melhor a receita de pão e doce do Brasil.
Na categoria Graduandos, os alunos do Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi e do SENAC Bistrô Johannastif foram premiados pelas receitas Pão da Serra e Frozen de Banana com praliné de castanha-de-caju
O aluno Fabian Rosa de Carvalho, do Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi e Andréa Farias, do SENAC Bistrô Johannastif de Blumenau/SC, receberam o prêmio de melhor pão e doce na categoria Graduandos, da 3 ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria, concurso nacional promovido pela Bunge, em parceria com a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), que visa revelar as melhores receitas de pães e doces do país.
O resultado foi anunciado na última quinta-feira, dia 23, durante a etapa final do concurso, realizado em São Paulo. A grande final reuniu oito estudantes de curso profissionalizante ou superior nas áreas de panificação, confeitaria, nutrição e gastronomia, sob a orientação de um professor.
Na manhã da última terça-feira e quarta-feira, os finalistas colocaram a mão na massa, durante a Fipan (Feira Internacional de Panificação e Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos) e prepararam suas receitas especiais.
Na categoria panificação, Fabian apresentou a receita Pão da Serra, elaborado na forma de rocambole recheado com paçoca de pinhão, preparado com carne de porco moída (lombo), pinhão moído, bacon e linguiça. Enquanto na categoria confeitaria, Andréa Farias apresentou Frozen de Banana com praliné de castanha-de-caju, com base de pão-de-ló, recheada com creme, mousse de banana, requeijão e crocante (praliné) de castanha-de-caju, com cobertura de calda de caramelo.
Com a difícil tarefa de eleger o melhor pão e doce, o corpo de jurados, seguiu critérios como criatividade, originalidade, utilização de produtos brasileiros e conhecimentos técnicos, aparência e até potencial de venda.
1º lugar Panificação: Pão da Serra, elaborado pelo aluno Fabian Rosa de Carvalho, do Centro Universitário Leonardo da Vinci de Blumenau/SC, sob a orientação do professor Gustavo Benedetti.
1º lugar Confeitaria: Frozen de Banana com praliné de castanha-de-caju, elaborado pela aluna Andréa Farias, do SENAC Bistrô Johannastift, sob a orientação da professora Andréia Maria Pacheco
Premiação
O objetivo da Copa de Panificação e Confeitaria é estimular o desenvolvimento deste setor e o investimento na profissionalização dos padeiros e confeiteiros. Os vencedores na categoria Graduandos serão premiados com um treinamento prático de uma semana, com os chefs Fabrice Lenud, da pâtisserie Douce France, e Felipe Abrahão, da padaria Benjamin Abrahão. Os oito finalistas do concurso ainda participam da seleção anual para a Assistência Técnica da Bunge Alimentos, concorrendo, assim, a uma vaga para trabalhar numa das principais empresas do setor alimentício do país. Além disso, alunos e professores vencedores ganham ainda um kit especial de utensílios profissionais para cozinha.
Outras informações: www.padariabunge.com.br
Deixe seu comentário