Os produtores de leite em Santa Catarina comemoram os bons resultados obtidos em 2013. Com um crescimento de 6,3% em relação ao ano anterior, a produção de leite no Estado chegou a 2,9 bilhões de litros, o que corresponde a 8,4% do volume produzido no Brasil. Além disso, os preços pagos aos produtores este ano foram os melhores dos últimos dez anos. Os bons resultados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.
Com 80 mil famílias rurais envolvidas, Santa Catarina se destaca como o quinto produtor nacional de leite. A produção está localizada, principalmente, em pequenas propriedades de agricultores familiares, com área total menor que 20 hectares. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, explica que a produção de leite no Estado está se especializando e, cada vez mais, produtores estão ligados às indústrias inspecionadas em nível municipal, estadual e federal.
“O impulso na atividade se deve a uma mudança de gestão nas propriedades e ao fato de o governo estadual ter incentivado pequenos produtores a investirem em melhoria do rebanho e pastagens para que a pecuária se tornasse uma alternativa eficaz à avicultura e suinocultura”, ressalta João Rodrigues. Nos últimos quatro anos, a captação de leite entregue às indústrias cresceu 12,8% e, segundo o levantamento do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Epagri, em agosto de 2013, o preço médio recebido pelos produtores catarinenses alcançou o maior preço dos últimos dez anos (R$ 0,96, o litro).
O secretário da Agricultura destaca que, mesmo que as condições climáticas de 2014 sejam boas e a produção de leite aumente, os estoques estão baixos. Isto indica que o preço pago ao produtor no início do próximo ano continuará valorizado. “Para o próximo ano, a expectativa é de que os preços do milho e da soja continuem em níveis mais baixos, fato que contribui para diminuir o custo de produção”, afirma. Rodrigues ainda diz que “em agosto de 2012, eram necessários 45 litros de leite para adquirir 60Kg de milho, principal componente da ração fornecida às vacas de leite, e, em agosto de 2013, bastavam 28 litros para adquirir a mesma quantidade do cereal”.
Um milhão de litros de leite
Para aumentar a produção de leite em Santa Catarina, a Secretaria da Agricultura e da Pesca lançou em 2013, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o programa Um Milhão de Litros de Leite, envolvendo mais de quatro mil produtores de leite de 32 municípios do Sul do Estado, abrangendo as secretarias regionais de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão. O novo programa tem como objetivo melhorar a pastagem e, consequentemente, dobrar a produção atual de 500 mil litros/dia para 1 milhão de litros/dia na região Sul no período de cinco anos. Hoje, a principal região produtora do Estado é o Oeste, responsável por 73% da produção catarinense.
Deixe seu comentário